Estudo da Close-Up International relacionou os 20 não medicamentos mais comercializados nas farmácias brasileiras nos últimos 12 meses até novembro de 2023. A lista reúne marcas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) campeões de vendas e também produtos de suplementação infantil e sênior.
As empresas do segmento foram responsáveis por R$ 42,4 bilhões em vendas em 2023, contra R$ 37,1 bilhões em 2022. No top 5 estão quatro grandes multinacionais. A marca Pampers, da Procter & Gamble (P&G), ocupa a primeira colocação disparada, com R$ 1,2 bilhões em vendas, crescimento de 24,76%.
Em seguida vem a Huggies, da Kimberly-Clark, com R$ 791,8 milhões em produtos vendidos e crescimento de 13,73%. A terceira posição é ocupada pela
Rexona, da Unilever, que registrou R$ 623,3 milhões e 21,71% de crescimento.
O composto lácteo Ninho Fases, da Nestlé, vem na quarta colocação, registrando R$ 617,8 milhões em vendas (20,95%), seguido da Dove, marca da Unilever que contabilizou R$ 563,1 milhões (20,83%).
Confira os 20 não medicamentos campeões de vendas
RK | Marca | Fabricante | MAT Nov/23 R$ | Cresc. % |
1 | Pampers | P&G | 1.246,7 | 24,76 |
2 | Huggies | Kimberly-Clark | 791,8 | 13,73 |
3 | Rexona | Unilever | 623,3 | 21,78 |
4 | Ninho Fases | Nestlé | 617,8 | 20,95 |
5 | Dove | Unilever | 563,1 | 20,83 |
6 | NAN Comfor | Nestlé | 365,6 | 20,72 |
7 | Anthelios | La Roche-Posay | 348,0 | 18,13 |
8 | Nutren Senior | Nestlé | 334,0 | 28,95 |
9 | Babysec Ultra | Softys | 331,1 | 82,00 |
10 | Mamypoko | Unicharm | 299,8 | 21,56 |
11 | Nestogeno | Nestlé | 295,4 | 31,78 |
12 | Enterogermina | Sanofi | 284,3 | 39,36 |
13 | Johnsons Baby | Kenvue | 281,6 | 0,77 |
14 | Tena Pants | Essity | 271,4 | 82,00 |
15 | Episol | Mantecorp | 263,2 | 19,86 |
16 | Nivea Desodorate | Beiersdorf | 251,2 | 24,27 |
17 | Nivea Sun | Beiersdorf | 244,2 | 32,54 |
18 | Nivea Face | Beiersdorf | 243,3 | 12,75 |
19 | Pantene | P&G | 239,3 | 10,61 |
20 | Elseve | L’Oréal | 237,3 | 36,03 |