Em sua segunda edição, a Feira de Negócios da CB Drogarias movimentou cifras recordes de R$ 4 milhões e reuniu mais de 600 participantes, entre gestores de farmácia e executivos da indústria e do atacado farmacêutico.
Ocorrido em 10 de novembro em Cuiabá (MT), o evento contou com a adesão de 72 farmácias do estado do Mato Grosso, região que detém o maior número de associados da rede – especializada no modelo de licenciamento de farmácias. O balanço confirma a curva de crescimento de um grupo que já soma presença em 18 estados brasileiros de todas as regiões do país, por meio de mais de 200 PDVs.
A feira contou com 18 estandes de farmacêuticas especializadas em medicamentos genéricos e suplementos, distribuidoras nacionais e regionais, assim como empresas de contabilidade, mobiliário para lojas e softwares. A edição também abrangeu uma palestra de vendas, cujo tema era “como encantar clientes e turbinar resultados”, ministrada pelo apresentador Ciro Bottini.
“A ideia era oferecer um conteúdo que permitisse ao gestor assimilar ao máximo das informações e das estratégias de vendas apresentadas, incorporando os ensinamentos ao cotidiano do negócio. É um objetivo compatível com a essência das nossas operações, que incentivam o empreendedorismo e fomentam a inovação setorial”, acredita Franco Valério Mota Pereira, CEO, gestor e fundador da CB Drogarias. Foram trabalhados, ao longo da programação, módulos dedicados à persuasão, aproximação e indicação de clientes.
CRF-MT e farmacêuticas prestigiaram feira de negócios
O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), Luís Köhler, também prestigiou a Feira de Negócios e realçou o papel crescente do varejo regional. “O empreendedorismo farmacêutico fortalece a economia local, mas também permite que os profissionais exerçam sua expertise de maneira mais abrangente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o presidente do CRF-MT.
Importantes indústrias farmacêuticas também bateram ponto e destacaram a estreita parceria com o grupo. “Foi nossa segunda participação na feira, que estimula o setor a sair do seu hábitat natural e gerar acordos comerciais conectados com o mix das farmácias e envolvendo produtos de curva A. A CB é uma rede que aponta direções precisas para seus associados”, argumenta Ivan Félix, gerente executivo regional da Cimed.
Já o Teuto mantém parceria há quase cinco anos com a rede. “Percebo uma busca incessante da CB Drogarias por crescer e entregar resultados efetivos na ponta, assegurando ganhos para todo o ecossistema setorial”, observa Osiel Oliveira, gerente divisional de vendas do Teuto.
O mercado de distribuição valorizou as condições comerciais privilegiadas que o evento proporciona. “É o ambiente propício para conectar todos os atores do mercado farmacêutico, onde se firmam acordos que seriam impensáveis a distância”, diz Rafael Lanza, gerente comercial da Dislab.
Jairo Alfredo de Oliveira, representante comercial da Globo Pharma, ressaltou que a parceria com a rede teve início neste ano, como parte das ações de reposicionamento de marca do laboratório. “Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são centros que consideramos prioritários para nossa expansão. E encontramos na CB um parceiro ideal para atingir essa meta. A feira, inclusive, serviu de vitrine para divulgar nosso novo momento”, valoriza.
Expansão para o Nordeste
Segundo Valério, para o ano que vem o objetivo é transformar a feira de negócios em uma edição regional Centro-Oeste, com a participação de farmácias do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, sempre em novembro. Em abril é realizada uma edição online que conta com a participação de lojas do Brasil inteiro.
Por meio das bandeiras Bem Popular Brasil, Compre Bem Drogarias e Suprema Farma, a CB Drogarias tem previsão de fechar o ano com faturamento de R$ 500 milhões e 230 lojas. “Nosso processo de expansão agora está concentrado principalmente no Nordeste, em particular estados do Ceará e Maranhão”, antecipa o executivo.
Um dos fatores que vem contribuindo para a aceleração do plano de expansão da rede foi a afiliação à Febrafar há um ano. “A entrada em um estado novo é muito facilitada quando temos o respaldo de uma entidade. Em regiões como Paraná e Santa Catarina, viabilizar novas parcerias sozinho exige um tempo razoável. Com uma associação, já chegamos com a negociação pronta”, explica.
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