Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

A medicina se aproxima cada vez mais da espiritualidade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Duke University tem um centro dedicado à espiritualidade, teologia e saúde. A universidade criou inclusive uma Escala de Religiosidade, que abrange cinco questões envolvendo a frequência com que a pessoa vai a uma igreja, templo ou encontro religioso; a dedicação do seu tempo a atividades religiosas; se sente a presença de Deus; se crenças religiosas estão por trás de toda a sua maneira de viver; e se se esforça para viver a religião em todos os aspectos da vida. A médica norte-americana Christina Puchalski desenvolveu o Questionário FICA, que inclui perguntas sobre se o paciente gostaria que o profissional de saúde considerasse a questão da religiosidade/espiritualidade no tratamento.

“Quando alguém está vivendo momentos de dor intensa, ou talvez enfrentando os momentos finais de sua vida, surgem muitas questões relacionadas com a espiritualidade. Não se trata apenas de administrar morfina ou medicamentos para aplacar a dor, e sim de ouvir aquele paciente”, defendeu em vídeo disponível no YouTube.

Esse blog já havia tratado do assunto numa entrevista com o cardiologista Roberto Esporcatte, professor-adjunto de cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Gemca, o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular. Na ocasião, ele disse que conhecer os valores espirituais do paciente deveria fazer parte da anamnese.

Fonte: Bom dia Brasil

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress