Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Abrafad anuncia nova liderança comercial

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Abrafad
Divulgação: Abrafad

A Abrafad, que integra 20 redes de farmácias associativistas com movimento de R$ 5 bilhões, tem uma nova liderança comercial.

Executivo com experiência tanto na indústria como no varejo, Nilton Janino assume a diretoria comercial do grupo com um objetivo claro – incrementar o rol de parcerias com indústrias e distribuidoras para melhorar as condições competitivas das farmácias independentes.

“Recrutamos um executivo com experiência em grandes laboratórios, como BMS, GSK, Nova Química, Novartis e Medlevensohn, assim como uma trajetória de sucesso no Grupo Mutilfarma e a passagem à frente da gestão de novos negócios do Sincofarma”, ressalta o diretor executivo Nilson Ribeiro (foto acima).

Ao lado de Douglas Marques da Silva, que iniciou atuação na Abrafad em outubro como diretor de operações e trade marketing, Janino terá como meta ajudar a entidade a alcançar R$ 6 bilhões em volume de negócios. O objetivo é somar 5,6 mil PDVs até o fim do ano. Hoje, o montante já é superior a 5 mil.

A responsabilidade no exercício da nova função é mais desafiadora porque Janino (foto abaixo) entra para substituir Fernando Ribeiro, que esteve à frente da Abrafad, juntamente com o diretor-executivo Nilson Ribeiro. Foi o primeiro passo de crescimento da federação, partindo de 1,2 mil PDVs em 2017 para 5 mil em 2022.

Nilton Janino Abrafad
Divulgação: Abrafad

Abrafad mira crescimento em outras regiões do país

Hoje, lembra Janino, a associação mantém 44% dos negócios na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul. A nossa oportunidade é crescer nos mercados do Centro-Oeste e Norte. Mostrando conhecimento e experiência, fala diretamente com interlocutores para que entendam o nosso modelo. E, claro, também queremos consolidar onde já nos fazemos presentes de maneira mais ostensiva, ajudando a promover bons negócios entre as associadas com a indústria e distribuidores”, comenta.

Segundo Janino, esse trabalho de estar próximo ao associado, na companhia de Douglas Silva, é fundamental para as pretensões de crescimento da Abrafad. “Temos a visão e entendemos as dores dos associados. Em nosso modelo de visão presente, precisamos pensar em novos modelos para atração do shopper às lojas. Precisamos de uma entrada definitiva no segmento online, de HB e dar mais atenção para os cenários em evidência, porém, pouco explorados, e avaliarmos a atenção farmacêutica, oferecendo serviços diferentes para atender a população, além de vender somente medicamentos”, argumenta.

Abrafad quer vitaminar também seu Encontro de Negócios

A diretoria da Abrafad também aposta no incremento do Encontro de Negócios, que foi criado no final de 2021 com o objetivo de ampliar o relacionamento entre as redes associadas, as distribuidoras e as indústrias. “Mais do que networking, a ideia é que ele gere negócios entre os participantes. Não pensamos em números, mas na qualidade do encontro, onde o varejo e a indústria possam discutir projetos de trade e estabelecer metas de resultados para os seus negócios”, diz Janino.

Em 2023, o primeiro encontro está marcado para ocorrer entre os dias 9 e 11 de maio. Já a edição do segundo semestre deve acontecer entre os dias 17 e 19,

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress