Aumentar as vendas por meio da redução de rupturas, além de gerar todos os indicadores-chave de execução no ponto de venda com apenas uma foto. Essa é a proposta da Ailet, empresa europeia que utiliza a inteligência artificial (IA) para produzir dados acurados sobre a performance do mix na loja física.
“Não se trata apenas de uma solução de reconhecimento de imagem para auditoria e execução no varejo. Entregamos inteligência para viabilizar revisões imediatas dos produtos e materiais expostos, o que atende não somente as drogarias como também a indústria farmacêutica”, afirma Jorge Kowalski, diretor Latam da companhia.
Vice-líder global na oferta de soluções de visão computacional, a plataforma mira médias e grandes redes do varejo farmacêutico. Outros focos são os fabricantes que atuam com medicamentos isentos de prescrição e produtos do autosserviço, municiando os times de promoção e merchandising.
Ailet atende mais de 30 clientes globais
A Ailet reúne mais de 30 clientes globais e a primeira indústria do setor a contar com o auxílio da plataforma foi a Danone, em 2017, na Europa. Hoje, já são mais de 8 milhões de fotos reconhecidas mensalmente em todos os países. No Brasil, a empresa está presente desde 2022, quando abriu escritório em São Paulo (SP).
“Um dos grandes diferenciais é que, ao contrário da ação humana, a IA da plataforma é capaz de reconhecer com acuracidade média de 95% e processar dados da prateleira em menos de 20 segundos, possibilitando corrigir a execução imediatamente. Tudo isso a um custo muito acessível por foto tirada pelo aplicativo”, ressalta Luiz Fonseca, diretor de desenvolvimento de negócios.
“A análise fica disponível em tempo real para representantes em campo e gerentes de vendas, de categoria e de marketing”, acrescenta. Ainda segundo Fonseca, a plataforma Ailet é ofertada em módulos, que vão do básico – envolvendo funções básicas de visita, verificação de disponibilidade do produto, análise de share e ruptura –, até o avançado, que contempla a verificação e controle do planograma, a fim de identificar o local correto de cada produto dentro de uma categoria.
Redução de custos e processos
Muitas vezes, a equipe de trade marketing investe quantias fabulosas em negociações, exposições e materiais promocionais sem saber como o produto está alocado no PDV. A falta de execução conforme o planejado gera inúmeras oportunidades perdidas pela simples carência de informação correta e feedback. A análise das imagens enviadas pelo aplicativo Ailet contribui para solucionar uma série de problemas, tais como:
- Altos custos e processos de auditoria demorados e nem sempre acurados
- Alta demanda de questionários e ações ao promotor de PDV
- Oportunidades perdidas por falta de informação rápida e ações
- Informações erradas imputadas por promotores e representantes
- Falta de controle, dificuldade em comprovação para pagamentos de prêmios e decisões tardias
- Ajuda na redução do tempo do time de promotores em loja, possibilitando maior cobertura ou menor número de repositores
- Redução de ruptura: em média, cada 3% de redução de ruptura possibilita 1% de aumento de vendas por loja
- Análise de preço, sortimento, share, material promocional e planograma sem a necessidade de contagem ou input manual