Você sabe qual a função dos alimentos energéticos no organismo? Com um bom planejamento e fazendo as escolhas certas, tudo o que comemos pode nos ajudar a nos manter saudáveis e com mais energia ao longo do dia. A chave é manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e comer refeições compostas por carboidratos de baixo índice glicêmico combinados com proteínas e pequenas quantidades de gorduras saudáveis.
Quais os alimentos energéticos ideais
Uma refeição bem equilibrada pode mantê-lo abastecido por até quatro horas. Para otimizar seu nível de energia diário, tente adicionar alguns desses alimentos ao seu plano de refeições.
Aveia – Os carboidratos complexos na farinha de aveia significam que é uma fonte de energia de queima lenta. A aveia também aumenta a produção de serotonina, que pode nos ajudar a controlar o estresse e melhorar a função de aprendizado e memória.
Banana – Rica em carboidratos complexos, vitamina B6, potássio e até um pouco de proteína, a banana é uUm dos melhores alimentos para dar energia. Ela pode ser consumida congelada e misturado em um smoothie, em fatias com aveia ou sozinha mesmo.
Iogurte – Os carboidratos do iogurte estão principalmente na forma de açúcares simples, como lactose e galactose. Quando decompostos, esses açúcares podem fornecer energia pronta para uso. O iogurte grego é uma escolha especialmente boa. Cubra com frutas frescas e mel.
Semente de gergelim – As sementes de gergelim torradas adicionam um pouco de crocância e sabor a saladas, sopas e batatas fritas. Eles estão repletos de magnésio, o que ajuda a converter o açúcar em energia, além de terem uma dose estabilizadora de açúcar no sangue de gordura e fibra saudável.
Canela – A canela trabalha para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, portanto, também ajuda a estabilizar seus níveis de energia. Uma colher de chá de canela contém tantos antioxidantes quanto meia xícara de mirtilos, um dos alimentos mais ricos em antioxidantes.
Feijão – Com antioxidantes, fibras, proteínas e carboidratos, os feijões são ótimas fontes de ácido fólico, ferro e magnésio, que ajudam a produzir energia e entregá-la às nossas células.
Lentilhas – Ricas em carboidratos e fibras, as lentilhas são potências energéticas, aumentando seus níveis de energia ao reabastecer seus estoques de ferro, ácido fólico, zinco e manganês. Esses nutrientes ajudam a quebrar os nutrientes e ajudam na produção de energia celular.
Homus – Boa fonte de carboidratos complexos e fibras, que seu corpo pode usar para obter energia constante. O tahine (pasta de sementes de gergelim) e o azeite do homus contêm gorduras saudáveis e retardam a absorção de carboidratos, o que nos ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.
Tâmaras – As tâmaras contêm vitaminas e minerais como ferro, manganês, cobre, potássio e magnésio, além de fibras e antioxidantes.
Aroz integral – Apenas meia xícara de arroz integral contém dois gramas de fibra e muito da ingestão diária recomendada de manganês, um mineral necessário para as enzimas quebrarem carboidratos e proteínas, transformando-os em energia. Também tem baixo índice glicêmico, o que significa que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e promover níveis de energia estáveis ao longo do dia.
Abacate – Os abacates são ricos em gorduras “boas”, fibras e vitaminas do complexo B. Cerca de 85% da gordura do abacate é de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que promovem níveis saudáveis de gordura no sangue e aumentam a absorção de nutrientes. Cerca de 80% do teor de carboidratos no abacate é composto de fibra, o que significa energia deliciosa e sustentada.
Sardinhas e peixes gordos – O peixe gordo é rico em proteínas e pobre em gordura saturada. Também há fortes evidências de que comer peixe ou tomar óleo de peixe é bom para o coração e os vasos sanguíneos. Além de aumentar sua energia, comer peixe uma ou duas vezes por semana também pode reduzir o risco de derrame, depressão, doença de Alzheimer e outras condições crônicas.
Ovos – Os ovos são ricos em vitaminas do complexo B, que ajudam as enzimas a desempenhar seu papel no processo de transformação dos alimentos em energia.
Caju – Com baixo teor de açúcar, são ricos em fibras, gorduras saudáveis para o coração e proteínas vegetais. Eles são uma fonte sólida de cobre, magnésio e manganês, que são ingredientes essenciais para a produção de energia, ossos saudáveis, saúde cerebral e imunidade.
Batata-doce – Uma ótima fonte de ferro, magnésio e vitamina C, um nutriente necessário para a produção de energia.