Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Alimentos ricos em zinco: como aumentar o consumo diário?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Alimentos ricos em zinco

Alimentos ricos em zinco são necessários para facilitar uma vasta gama de processos metabólicos, incluindo a síntese de proteínas, o funcionamento do sistema imunológico, a cicatrização de feridas, a produção de hormônios e a reprodução. Infelizmente, muitas pessoas não obtêm a quantidade de zinco necessária para manter a saúde adequada.

A boa notícia é que, adicionar alimentos ricos em zinco à sua dieta diária é uma ótima maneira de aumentar a ingestão do mineral. Vamos conhecer quais são eles?

Alimentos ricos em zinco são realmente importantes?

Os alimentos ricos em zinco desempenham papel preponderantes na reparação de tecidos, função imune, produção hormonal e reprodução. Sendo assim, é mais do que necessário dar olhos para os alimentos ricos em zinco e incluí-los em sua dieta.

Quantidade recomendada de zinco por dia

A quantidade recomendada de zinco é diferente para homens e mulheres. Os homens necessitam de 11 mg de zinco por dia, enquanto as mulheres necessitam de 8 mg. Esta ingestão diária é necessária para o funcionamento adequado do sistema imunológico e o desenvolvimento celular.

Como você pode aumentar a sua ingestão diária de zinco?

Adicionar alimentos ricos em zinco à sua dieta diária é uma ótima maneira de aumentar a sua ingestão diária. Por exemplo, os seguintes alimentos são ricos no mineral:

  • Amêndoas: 10 mg de zinco por 100 g
  • Grãos integrais: 8 mg de zinco por 100 g
  • Queijo cheddar: 8 mg de zinco por 100 g
  • Frango: 7 mg de zinco por 100 g
  • Salmão: 3 mg de zinco por 100 g

Além disso, pode também tomar suplementos de zinco para aumentar a sua ingestão diária de zinco.

Benefícios do zinco para a saúde

São muitos benefícios que o zinco traz para a saúde, incluindo o aumento da saúde imunitária, a prevenção de doenças cardíacas e o aumento da energia. Vale lembrar que ele também pode ajudar a prevenir doenças, como a osteoporose, e contribuir para a reparação de tecidos danificados.

Desvantagens do zinco

Embora o zinco seja importante para a saúde, a ingestão excessiva pode ser prejudicial. Se ingeridas em quantidades inadequadas, as altas doses são conhecidas por levar a irritação estomacal, náuseas, vômitos, diarreia e mal-estar geral. Ele também pode interferir no funcionamento de outros minerais e nutrientes, como ferro, cálcio e magnésio.

Opte por alimentos ricos em zinco!

O mineral zinco é essencial para o bom funcionamento do organismo humano, desempenhando um papel chave no funcionamento do sistema imunológico, na síntese de proteínas, na produção de hormonas e na reprodução.

É essencial obter a quantidade recomendada do mineral todos os dias para manter a saúde adequada. Adicionar alimentos ricos em zinco à sua dieta diária é a maneira mais segura e eficaz de obter as substâncias das quais necessita. No entanto, é importante notar que o uso excessivo do elemento pode ter efeitos prejudiciais à saúde.

Por essa razão, é importante obter o zinco regularmente e através da alimentação e, se necessário, de suplementos dietéticos. Que tal adicionar mais alimentos ricos em sua dieta?

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress