A agência Dow Jones informou ao mercado nesta quarta-feira, dia 21, que a partir de segunda-feira, dia 26, a Amazon será adicionada ao índice Dow Jones Industrial Average (DJIA), substituindo a Walgreens Boots Alliance.
De acordo com a S&P Dow Jones a mudança foi causada em função do desdobramento de ações do Walmart, que acontece na próxima semana, além das mudanças na economia dos Estados Unidos. A redução no valor dos papéis do Walmart reduz seu peso entre as companhias de varejo.
Ações da Amazon subiram
Após o anúncio as ações da Amazon na Nasdaq subiram mais de 1%, enquanto as da Walgreens caiam 3%. Além das mudanças sobre o cenário econômico dos Estados Unidos, com o aumento de empresas de tecnologia no Dow Jones, as alterações refletem o cenário das próprias empresas.
Os preços das ações da Walgreens caíram 68% nos últimos 5 anos. A rede de farmácias fazia parte do índice desde 2018, após substituir a General Electric, que integrava o DJIA desde 1896.
Essa será a primeira mudança desde agosto de 2020, quando Salesforce, Amgen e Honeywell entraram no índice, substituindo ExxonMobil, Pfizer e RTX. A alteração aconteceu por conta do desmembramento de ações da Apple.