Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
As vendas na Black Friday são vitais para muitas farmácias atingirem as metas de final de ano. Estima-se que 66% dos consumidores devam ser impactados pela data comemorativa neste ano, segundo levantamento da Opinion Box, o que torna esse período ainda mais relevante.
Com a proximidade do Natal, a Black Friday é ainda uma ótima oportunidade de antecipar a compra de presentes para a família e amigos, evitando o tumulto característico da época de festas. Veja a seguir algumas dicas para elevar as vendas e tirar o máximo de proveito do evento.
Estoque – O gestor deve garantir que os produtos a serem ofertados tenham estoque suficiente para atender à demanda. Subestimar a avidez dos consumidores por descontos e promoções pode resultar em frustração para quem compra e perda de vendas para o empreendedor
Agregação de valor – Promoções que incluem brindes ao fechar uma compra de determinado valor podem ser eficazes. Ao mesmo tempo em que incentiva o consumidor a aumentar o valor da compra, permite introduzir novos produtos ao público, impulsionando futuras vendas
Descontos – A concessão de descontos demanda inteligência. Assim como promoções, devem ser cuidadosamente calculados para não comprometer margens de lucro e também assegurar uma proposta atraente ao consumidor
Kits de produtos com desconto – Um bom mix de produtos com um único preço leva o consumidor a observar vantagem na hora da compra. Um produto que estava parado no estoque pode ter uma boa venda junto com outros artigos complementares
Escala de descontos – Descontos variáveis, de maior ou menor percentual de acordo com o volume de compras ou também para produtos com menos saída, podem incentivar clientes a gastar mais
Vendas na Black Friday podem ter preço psicológico como aliado
Para impulsionar vendas na Black Friday, entender o preço psicológico representa uma ferramenta poderosa na hora de definir os valores estratégicos. O desconto que reduz o preço-padrão para um valor mais baixo, quebrando a casa dos zeros, pode ter impacto significativo na percepção do cliente
Pontos dobrados nos cartões de fidelidade – Essa estratégia tende a ser um grande atrativo. Outra possibilidade é criar um sistema de recompensas, pelo qual o cliente recebe prêmios de acordo com o total gasto durante o período promocional
Integração de múltiplos canais – A coordenação entre o online e offline aumenta significativamente o alcance das promoções. Essa ação permite atingir clientes em diferentes momentos do ciclo de compras. E-mails, redes sociais e anúncios podem, juntos, amplificar a mensagem que o empreendedor deseja passar aos consumidores
Feedback pós-Black Friday – A análise do desempenho das promoções possibilita identificar pontos de melhoria e aprimorar o planejamento para os próximos eventos. Pesquisas de satisfação e avaliação dos dados de venda são fatores fundamentais para medir a repercussão das estratégias e ajustar planos futuros