Uma pesquisa divulgada na conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica revela que os ataques cardíacos ocorrem com mais frequência na famigerada segunda-feira. O estudo analisou dados de mais de 10,5 mil pacientes internados devido a infarto coletados entre 2013 e 2018 em hospitais e identificou um pico de casos de infartos na forma mais grave, o infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, na segunda-feira, em análises na Irlanda e Irlanda do Norte.
Mas por que os ataques cardíacos ocorrem mais às segundas feiras?
De acordo com o cardiologista Roberto Yano a causa da alta de infartos nas segundas-feiras é multifatorial, mas todos os fatores que contribuem para esse pico ainda não são totalmente claros. “Existem diversas teorias sobre o que pode gerar esse tipo de aumento de casos em um dia específico da semana. Uma delas é a alteração no ciclo circadiano, que regula o sono e vigília do corpo, e que pelas mudanças abruptas de rotina durante dias da semana e fins de semana, pode ficar desregulada”, explica.
Outra questão está relacionada ao estresse que geralmente aumenta na segunda-feira, o que pode gerar uma exacerbação do sistema nervoso simpático, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca. “A verdade é que a causa desse fenômeno depende, com certeza, de muitos fatores e é bastante complexa, por isso ainda não há consenso sobre qual seria,
ou se há, um fator decisivo e único para esse fato”, acrescenta o médico.
“Para evitar esse tipo de problema em qualquer dia da semana, é importante realizar o acompanhamento médico de rotina, ter um estilo de vida saudável, alimentando-se bem, praticando exercício físico regular, controlando ao máximo o estresse do dia a dia e, finalmente, dormir bem”, finaliza Yano.