Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Campanhas digitais impulsionam e-commerces de farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

E-COMMERCES DE FARMÁCIASCampanhas digitais, e-commerce, farmácias, publicidade online, tráfego digital
Foto: Freepik

O que campanhas digitais de e-commerces de farmácias com influenciadoras de beleza e ações com uma marca de MIP têm em comum? Elas ajudaram a impulsionar o crescimento mensal de dois grandes players do varejo farmacêutico nacional.

Os dados fazem parte do estudo exclusivo da Similarweb, plataforma que mensura o tráfego de páginas da internet, encomendado pelo Panorama Farmacêutico. E agora as análises contam com uma novidade. Com a aquisição da Admetricks, startup chilena especializada em inteligência publicitária, o levantamento aponta as ações que as varejistas estão fazendo como diferencial competitivo no ambiente online.

Os meses de maio e junho apresentaram um crescimento acelerado no tráfego, com 319 milhões de visitas aos e-commerces de farmácias. Esse volume representa um crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Total de visitas a e-commerces de farmácias
(dados acumulados de abril a junho/2024)

graficos panorama farmaceutico 28734638570345
Fonte: Similarweb

Rede gaúcha e mineira destacam-se entre e-commerces de farmácias 

A análise enfatiza os resultados obtidos pelos e-commerces de farmácias de uma rede gaúcha e outra mineira. A Panvel (RS) teve aumento de 12,9% na média de tráfego digital por mês e ocupa a sétima posição nesse quesito. “De acordo com os dados da Admetricks, observa-se que a rede apostou em uma campanha digital agressiva no período, ao conceder descontos de até 40% em medicamentos de bem-estar e produtos de higiene e cuidados básicos”, aponta Vicky Almeida, líder de insights latam da Similarweb.

Além disso, a varejista também trabalhou fortemente com linhas de maquiagem desenvolvidas por influenciadoras como Boca Rosa, Mari Maria Makeup, Larissa Manoela e Bruna Tavares. O objetivo era fisgar o público mais jovem, que viu a marca nascer no ambiente digital.

Já a Drogaria Araujo (MG), que ocupa a décima colocação na lista dos maiores e-commerces de farmácias, cresceu 44% em tráfego no segundo trimestre. “Além da tradicional Campanha Imposto Zero, a varejista investiu em uma ativação específica com o Allegra, antialérgico da Sanofi, em um movimento para aumentar a visibilidade por meio de parcerias com a indústria”, ressalta Vicky.

Busca orgânica puxa tráfego digital dos e-commerces de farmácias

A busca orgânica representa 42,5% da aquisição de tráfego pelos e-commerces de farmácia. “Esse dado ratifica a relevância das estratégias de SEO para levantar o volume. É muito importante que as redes do varejo farmacêutico entendam de fato o comportamento de busca do consumidor, considerando a sazonalidade e até datas comemorativas. É a garantia para ampliar receita e engajamento”, acrescenta.

Top 20 tendências de busca

A pesquisa mapeou ainda as palavras-chave que encabeçam o acesso orgânico às páginas. O Ozempic manteve-se na ponta com tranquilidade. Completaram o pódio o Durateston, medicamento da Aspen Pharma voltado à reposição de testosterona; e o Venvanse, fabricado pela Takeda, mas que acaba de ganhar uma versão genérica por meio da Pharlab, para tratamento de TDAH.

Palavra-chave Tráfego Orgânico Pago Líder de tráfego
Ozempic 58,1 k 97,40% 2,60% drogariasaopaulo.com.br
Durateston 34,7 k 100,00% 0,00% drogariasaopaulo.com.br
Venvanse 32,0 k 96,50% 3,50% drogaraia.com.br
Minoxidil 20,7 k 63,90% 36,10% drogariasaopaulo.com.br
Venvanse 70mg 17,5 k 57,90% 42,20% drogaraia.com.br
Vitacid 14,2 k 89,90% 10,10% drogasil.com.br
Farmácia 12,9 k 71,50% 28,50% drogaraia.com.br
Atentah 12,7 k 98,60% 1,40% drogaraia.com.br
Ozempic 1mg 11,5 k 100,00% 0,00% drogariasaopaulo.com.br
Tadalafila 10,8 k 53,90% 46,10% drogasil.com.br
Venvanse 30mg 10,4 k 51,50% 48,50% drogariarosario.com.br
Androgel 9,7 k 98,30% 1,70% drogaraia.com.br
Flixotide spray 250mcg 9,4 k 100,00% 0,00% drogarianossafarma.com.br
Combodart 8,9 k 88,60% 11,40% drogaraia.com.br
Tylenol sinus 8,8 k 90,50% 9,60% paguemenos.com.br
Avamys 8,7 k 100,00% 0,00% drogasil.com.br
Cloridrato de sotalol 120mg 8,2 k 86,60% 13,50% drogariastamoio.com.br
Ritalina 7,7 k 91,40% 8,60% drogaraia.com.br
Axeron 7,5 k 100,00% 0,00% drogamaxi.com.br
Azitromicina 7,4 k 88,60% 11,40% consultaremedios.com.br

Fonte: Similarweb

Top 20 e-commerce de farmácias

O ranking de e-commerce de farmácias continua sob a liderança da RD Saúde. A maior rede de farmácias do país tem suas duas bandeiras, Raia e Drogasil, na primeira e terceira colocação respectivamente, com 20,3 milhões e 14,7 milhões de visitantes mensais cada. Em segundo lugar está a Consulta Remédios, com 20,2 milhões de visitantes por mês.

Domínio Tráfego mensal Visitas mensais Visitantes únicos Desktop Celular
drogaraia.com.br -2,60% 20,3 M 13,6 M 16,50% 83,50%
consultaremedios.com.br 1,40% 20,2 M 12,9 M 11,70% 88,30%
drogasil.com.br -0,30% 14,7 M 9,4 M 19,50% 80,50%
drogariasaopaulo.com.br -1,40% 9,8 M 6,3 M 18,20% 81,80%
paguemenos.com.br 3,80% 7,6 M 4,5 M 20,50% 79,50%
drogariaspacheco.com.br 0,60% 4,7 M 2,9 M 22,30% 77,70%
panvel.com 12,90% 3,7 M 2,7 M 19,40% 80,60%
ultrafarma.com.br -12,20% 2,6 M 1,4 M 24,00% 76,00%
oficialfarma.com.br 3,70% 2,4 M 1,4 M 24,40% 75,60%
araujo.com.br 45,00% 2,0 M 1,2 M 25,80% 74,20%
drogal.com.br -6,40% 1,4 M 1,0 M 24,70% 75,30%
drogariaminasbrasil.com.br -8,10% 1,4 M 1,0 M 22,60% 77,40%
saojoaofarmacias.com.br 7,70% 1,1 M 0,8 M 17,40% 82,60%
drogariavenancio.com.br 20,50% 0,8 M 0,5 M 26,00% 74,00%
drogarianovaesperanca.com.br -7,50% 0,7 M 0,5 M 24,40% 75,60%
farmaciaindiana.com.br -5,40% 0,6 M 0,4 M 19,90% 80,10%
precopopular.com.br 3,70% 0,5 M 0,3 M 36,40% 63,60%
farmaciasnissei.com.br 9,70% 0,4 M 0,3 M 19,30% 80,70%
extrafarma.com.br -3,40% 0,4 M 0,3 M 28,60% 71,40%
farmaconde.com.br -19,70% 0,3 M 0,2 M 26,50% 73,50%

Fonte: Similarweb

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!