Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Carreira dos farmacêuticos: Brasil forma 15 mil profissionais por ano

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

carreira dos farmacêuticos

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF) confirmam a consolidação da carreira dos farmacêuticos no Brasil. Os cerca de 340 cursos superiores da área disponíveis no país formam, anualmente, 15 mil profissionais. E deste total 93,4% estão empregados na área.

A pandemia e o advento do modelo de assistência farmacêutica, aliás, contribuíram para despertar o interesse pela disciplina de farmácia. Considerando dados de 2021, mais de 1,9 milhão de jovens se matricularam na modalidade de ensino, sendo que 78,4% dos alunos têm menos de 30 anos. Os indicadores são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A busca pelo termo “atendente de farmácia” na categoria “emprego e educação” cresceu 50% no último ano, de acordo com o Google.

Carreira dos farmacêuticos: mercado vasto e salário variado

A carreira dos farmacêuticos convive com uma carga horária que varia entre 24, 30, 36 e 40 horas semanais conforme a área de atuação. Para um iniciante, a base salarial pode oscilar de R$ 1.500 a R$ 6 mil.

“A área está a todo vapor e teve um alto desempenho devido à pandemia, que resultou no aumento e procura dos profissionais da área. Os jovens que se formam na área ainda têm a vantagem de poder atuar em uma série de segmentos, da indústria ao varejo, passando por atacadistas, laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa”, ressalta Larissa Marcelino, supervisora de marketing digital do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac).

O curso de atendente de farmácia é visto por muitos estudantes como uma porta de entrada para a carreira profissional, por permitir uma vasta formação voltada inclusive para o empreendedorismo. “Hoje esse aluno tem contato com temas como anatomia e fisiologia humana, cosméticos e perfumaria, desenvolvimento pessoal e primeiros-socorros”, complementa.

O crescimento do mercado nos últimos anos indica que o farmacêutico seguirá em destaque no mercado de trabalho. A IQVIA estima que o setor ampliou em 12% o faturamento em 2022. Em 2021, o avanço já havia sido de 10,8%. Para 2023, a projeção é de 11,5% de incremento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress