A rodada de negócios da CB Drogarias chegou à terceira edição com movimentação recorde de R$ 5 milhões e em um formato inusitado. Especializada em licenciamento de marca, a rede de farmácias estendeu a oferta de valores promocionais durante 13 dias e encerrou a campanha reunindo 600 gestores em um estádio no último dia 22 de novembro – a Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), foi o palco escolhido.
A varejista, que foi fundada em Alfenas (MG), escolheu a capital mato-grossense para realizar o evento devido à sua forte presença no estado, onde mantém um polo administrativo. “De nossas quase 300 lojas, mais de um quarto fica na região”, comentou o fundador e diretor, Franco Valério, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.
No estádio, a empresa reuniu donos de farmácias, convidados e representantes de 20 empresas parceiras, entre indústria, distribuição e fornecedores de serviços e soluções para o varejo. Nos demais dias, as ofertas ficaram disponíveis por meio do portal de compras da companhia e também por intermédio de representantes comerciais.
Rodada da CB Drogarias teve local como diferencial
Para o diretor da CB Drogarias, realizar parte da feira de negócios em um local que já sediou jogos da Copa do Mundo é um passo a mais na consolidação da rede. “É como ser convidado para negociar em um campo de golfe”, brinca. “Muitos de nossos associados presentes vieram do interior do estado. Nunca haviam visitado uma estrutura como a da Arena Pantanal, o que torna ainda mais gratificante proporcionar essa experiência a nossos associados”, opina.
Evento contou com palestras de especialistas
Além das rodadas de negócio, o evento também contou com palestras de importantes nomes da indústria e do varejo farmacêutico. Ney Santos, diretor de inovação e tecnologia da Febrafar, discorreu sobra a importância de utilizar com inteligência as ferramentas disponíveis para aprimorar processos de compra de produtos, gestão financeira e de estoque, entre outras atividades.
“A CB permitiu, com essa iniciativa, a reunião de diferentes atores do setor e reforçar os laços entre indústria, distribuição e varejo”, frisou Ivan Félix, executivo regional da Cimed para as regiões Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais.
Valério também assumiu a palavra, revelando o desejo de tornar o evento nacional. “Em 2025, queremos, ao menos, aumentar a duração do encontro presencial para dois dias”, contou o executivo ao portal.
Rede de farmácias quer incorporar 100 lojas
Para 2025, a CB Drogarias trabalha com a ousada meta de trazer 100 novas lojas para o grupo. Na visão de Valério, chegou a hora de retomar o crescimento da rede. “Este ano foi de reestruturação. Agora vamos voltar a acelerar nosso ganho de terreno, consolidando atuação nos 17 estados brasileiros onde estamos presentes”, afirma.
“Queremos trazer um olhar especial para duas localidades chave em nosso negócio – Minas Gerais, nosso estado natal; e o Centro-Oeste, que tão bem nos acolheu”, confidencia.
A base para expansão da companhia, segundo seu fundador, será a conversão de bandeira. “Queremos empoderar o lojista independente. Muitas vezes, ele já é referência na região, mas falta uma gestão baseada em dados para o negócio decolar de vez”, explica. Com a chegada das novas lojas, a empresa espera um avanço de pelo menos 30% em seu faturamento. “Não tem receita de bolo, mas quando a gente faz bem feito, avança”, finaliza.
Farmácias interessadas em conhecer o modelo de atuação da rede podem acessar o site grupocbdrogarias.com.br.
CB Drogarias
Fundação: 2014
Estrutura: sede em Alfenas (MG) e polo administrativo em Cuiabá (MT)
Bandeiras: Bem Popular Brasil, Compre Bem Drogarias e Suprema Farma
Faturamento: R$ 500 milhões Número de lojas: mais de 300
Capilaridade: 17 estados no Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Pernambuco), Norte (Acre, Pará e Rondônia), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná e Santa Catarina)