Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Chikungunya: tudo o que você precisa saber sobre essa doença

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Chikungunya

Chikungunya é uma doença viral que é transmitida para humanos através da picada de um mosquito chamado Aedes Aegytpi. Embora existam tratamentos, a melhor forma de eitá-la é limitando a exposição aos mosquitos.

Neste artigo, vamos examinar seus sintomas, bem como o modo de transmissão, a prevenção e os tratamentos disponíveis para ela.

O que é Chikungunya?

Chikungunya é uma doença viral que se originou nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Oceania.

Esta doença é transmitida por mosquitos e pode levar a sintomas agudos, semelhantes a dengue, como febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça, inchaço dos gânglios, manchas na pele e cansaço.

Alguns dos sintomas podem durar meses, lembrando que a doença não tem cura.

Transmissão 

A doença é transmitida através da picada de um mosquito chamado Aedes Aegytpi. Este mosquito também é conhecido por transmitir outras patologias, como a dengue e o zika.

Ele se alimenta do sangue humano e se reproduz em águas paradas.

Prevenção

Evitar a exposição aos mosquitos é a melhor forma de prevenir a chikungunya. Limite o contato com águas paradas e não fique perto de locais que possam abriga-los. Use mosquiteiros, repelentes e roupas que cubram o corpo para evitar picadas.

Tratamento 

Embora não exista um tratamento específico para a doença, ele é usado para aliviar os sintomas. Remédios como ibuprofeno ou paracetamol são recomendados para aliviar a febre e as dores musculares. Beber bastante líquido e descansar também são recomendados.

Conclusão 

Esta é uma doença viral cuja prevenção requer evitar a exposição aos mosquitos. Embora não haja tratamentos específicos, existem medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas.

Lembre-se sempre de manter-se bem hidratado, descansar e tomar os medicamentos recomendados. Se você tiver sintomas suspeitos da doença, procure imediatamente um médico.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress