Reduzir os custos operacionais na cadeia de suprimento é o desejo de qualquer varejista. E uma ferramenta que automatiza o abastecimento de estoque foi a solução encontrada pela Promofarma para agilizar a rotina do departamento de compras e reduzir a ruptura no PDV.
A rede, que mantém 75 farmácias na Grande São Paulo e um centro de distribuição em Guarulhos (SP), implementou no fim de 2022 a plataforma Minha Melhor Compra (MMC), desenvolvida pela Procfit.
A plataforma foi concebida para melhorar a eficiência do processo de reposição de mercadorias na loja, eliminando trabalhos manuais e aumentando a velocidade de reposição do estoque. ““Esse modelo disciplina a agenda de compras da equipe, traz segurança na cobertura de estoque e colabora para o controle do ciclo financeiro, o prazo médio de pagamento e recebimento do produto, tornando a operação muito mais saudável”, afirma Thiago Santos, head de tecnologia da Promofarma.
Segundo o executivo, antes da implementação, a área de abastecimento da rede tinha uma demanda muito grande na análise e processamento das sugestões de compras enviadas pelos fornecedores. “Era um trabalho que começava às 8h e durava o dia inteiro, com profissionais enviando arquivos e buscando o retorno de cada distribuidora ou indústria. Agora conseguimos manter uma agenda padronizada, na qual o sistema faz o processamento durante a madrugada e identifica as demandas necessárias. Algumas são automaticamente encaminhadas para o distribuidor”, explica Santos.
O processo de cotação e de análise também se tornou muito mais ágil. “Realizamos ciclos de envio e retorno de cotações de pedidos para os fornecedores, monitorando e selecionando os melhores preços, níveis de serviço, promoções, condições comerciais e prazos de pagamento”, ressalta.
Outra vantagem para os gestores das áreas de compras e abastecimento é que o ganho de tempo operacional permite que os compradores tenham mais liberdade para negociar com os fornecedores e manter-se atualizado quanto a dinâmica e oportunidades do mercado.
Benefícios da automatização de estoque
- A plataforma pode ser utilizada tanto por grandes, médias e pequenas redes, como por farmácias independentes, franquias e associações
- Os fornecedores podem manter as tabelas de preços, descontos e condições sempre atualizadas
- A farmácia pode continuar comprando no automático de forma rápida e segura, sem trabalho manual
- O MMC opera em servidores na nuvem, que recebem diariamente as listas de preços e descontos dos principais fornecedores do varejo farmacêutico
- Ao receber a demanda das lojas ela inicia o loop de pedidos tendo como ponto de partida os melhores preços e descontos de cada fornecedor
- Após o retorno dos itens que serão ou não atendidos, a plataforma dispara um novo ciclo até que a demanda seja atendida
- A plataforma também dispõe de vários indicadores de performance do abastecimento e dos fornecedores para facilitar a gestão e a seleção dos fornecedores prioritários