No cenário atual, a informação ganha cada vez mais importância e a necessidade de acompanhar métricas e resultados se tornou mandatória para qualquer varejista farmacêutico.
No entanto, a avalanche de dados disponíveis muitas vezes pode parecer assutadora, dificultando a tomada de decisões assertivas.
É nesse contexto que os algoritmos avançados surgem como poderosas ferramentas para simplificar e aprimorar a análise e manipulação de grandes volumes de informações.
Pois é aí que esses algoritmos entram. Eles são motores, que podem ser desenvolvidos com inteligência artificial ou não, e estabelecem padrões para o cruzamento de dados, facilitando assim a análise e manipulação de grandes massas de informação.
É importante destacar que a aplicação desses algoritmos vai muito além do ambiente de varejo farmacêutico e se estende a outros setores, como a indústria e a distribuição. Felipe Castanheira, diretor da Cosmos Pro, unidade de negócios do grupo Procfit, ressalta: “Esses algoritmos são versáteis e aplicáveis em qualquer segmento do varejo, abrindo novas possibilidades para o varejista farmacêutico.”
Algoritmos avançados otimizam gestão do PDV
Um dos principais objetivos dos algoritmos avançados é otimizar a gestão, por meio do processamento de dados de forma inteligente e automatizada para fornecer insights, prever padrões, auxiliar na tomada de decisões e na solução de problemas complexos.
Essas técnicas computacionais, frequentemente baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, buscam aprimorar a eficiência, a precisão e a adaptabilidade em diversas áreas, desde análise de dados até automação de processos e personalização de experiências.
Sendo assim, o objetivo central é capacitar sistemas a aprenderem e evoluírem, contribuindo para uma tomada de decisões mais informada e eficaz. Tudo isso em benefício do empreendedor
Os principais benefícios
De acordo com Castanheira, os algoritmos avançados oferecem uma variedade de benefícios em diversos departamentos, impulsionando a eficiência e a tomada de decisões informadas, tais como:
1- Gestão de estoque
- Previsão de demanda mais precisa, evitando desequilíbrios
- Otimização da distribuição de produtos para locais estratégicos
2- Marketing e vendas
- Personalização de estratégias de marketing com base no comportamento do consumidor
- Segmentação de clientes para campanhas mais direcionadas
3- Operações logísticas
- Roteirização inteligente de entregas, o que acarreta na redução de custos
- Otimização de processos, o que melhora a eficiência operacional
4- Atendimento ao cliente
- Análise de dados para identificar padrões de comportamento e melhorar a experiência do consumidor
- Respostas automáticas e personalizadas
5- Recursos humanos
- Seleção de candidatos mais alinhados ao perfil desejado
- Otimização de processos de treinamento com base em dados de desempenho
6- Finanças
- Previsões financeiras mais precisas
- Detecção de padrões suspeitos para prevenção de fraudes
7- Pesquisa e desenvolvimento
- Aceleração da descoberta científica
- Otimização de processos de pesquisa e experimentação
8- Saúde
- Diagnósticos médicos mais precisos
- Identificação de tendências epidemiológicas para melhorar estratégias de saúde pública
“As aplicabilidades são diversas: desde melhorar seu processo de distribuição, até falar com um público específico dentro dos seus clientes ou gerar um respaldo em estoque antes de altas demandas. Tudo isso só é possível com uma análise de dados assertiva, alicerçada por esses algoritmos”, garante.