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Amplie vendas em farmácias nas datas de fim de ano

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Como ampliar vendas em farmácias nas datas de fim de ano?

As vendas em farmácias nas datas de fim de ano podem despertar nos consumidores o desejo de comprar mais. Para o comércio em geral, especialmente o varejo farmacêutico, a ocasião representa um gatilho oportuno para ampliar vendas e melhorar a jornada do cliente.

Adote um espírito natalino – farmácias podem aproveitar as festividades para planejar uma decoração temática no espaço da loja. Os clientes se deixam envolver por esse clima e são levados a comprar por impulso ou conveniência. Invista em uma boa iluminação, principalmente no período da noite, e em uma trilha musical agradável aos ouvidos, mas tome cuidado com a poluição sonora do ambiente

Faça promoções de final de ano – combine com fornecedores parceiros os produtos que podem ser oferecidos em kits promocionais. Com exceção, claro, de medicamentos, há muitas categorias no mix do canal farma que podem se tornar excelentes presentes de Natal, a exemplo de dermocosméticos e kits de perfumaria

Construa uma estratégia para atingir os resultados esperados – ter um objetivo para a sua promoção é o primeiro passo. Caso o estoque de determinado produto esteja alto, é sinal de que o preço pode ser reduzido e, assim, elevar as vendas

Conceda descontos progressivos – essa é outra estratégia eficaz já que quanto mais itens forem colocados na cesta de compras, maiores serão os descontos. Para clientes mais antigos, a dica é reforçar a fidelização com chamadas mais atrativas. Para os que conhecem sua farmácia há pouco tempo, basta oferecer um percentual para quem acaba de fazer o cadastro na base de dados

Estabeleça uma data-limite para as promoções – alguns empreendedores costumam estendê-las até janeiro, enquanto outros as limitam a um período mais curto. Essa decisão depende, mais uma vez, do objetivo da ação. Independente do prazo, analise de forma contínua os resultados e aperfeiçoe pontos que precisam de melhorias

Realize sorteios de Natal – nas compras a partir de determinado valor, forneça um cupom para participar de um sorteio a ser realizado exatamente no dia 24 de dezembro ou até a véspera do réveillon

Dessa forma, os clientes serão estimulados a comprar mais itens para atingir o limite preestabelecido. E a farmácia poderá obter ganhos em relação a diversos indicadores do negócio, incluindo liquidação do estoque de produtos, principalmente aqueles há muito tempo sem demanda, destaque em meio à concorrência e fidelização

Crie temáticas nas redes sociais – adote uma identidade visual temática com fotos de perfil e postagens alusivas ao período. Os produtos em promoção devem ser divulgados por meio de imagens que sejam facilmente identificadas como comemorativas. Cada canal de comunicação digital merece estratégias diferenciadas. As funcionalidades do Instagram permitem aumentar o engajamento e a interação do público com o perfil da farmácia. Já nos stories, o empreendedor tem a oportunidade de criar enquetes, apresentar a decoração do espaço e transmitir mensagens positivas aos clientes, gerando uma aproximação ainda maior

Não deixe também de oferecer conteúdo relevante relacionado às necessidades e dores de sua persona (representação fictícia do cliente ideal). Dessa forma, mesmo em um período no qual é importante apostar na diversidade de produtos, você não corre o risco de deixar a audiência na “mão” quanto a dicas e novidades em seu nicho de atuação

“Todas essas ações ajudarão o gestor a vender mais. E para se organizar melhor, é possível estruturar todas essas ações em três níveis diferentes. Responda as três perguntas: O que eu posso fazer para aumentar o meu tíquete médio? O que eu posso fazer para atrair clientes que nunca compram na minha farmácia? O que vou fazer para vender mais para o cliente que já tenho cadastrado?”, reforça Vitor Costa, consultor especializado no varejo farmacêutico.

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