Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como cuidadores podem diminuir o estresse durante a pandemia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Seguir a recomendação de manter o distanciamento social tem sido um aprendizado para cuidadores de idosos. É preciso atenção redobrada para evitar o contágio, o que tem acarretado uma sobrecarga de trabalho para quem está na linha de frente. Há cuidadores que, por decisão própria, optaram pelo confinamento com a pessoa por quem são responsáveis. Como as visitas estão suspensas para proteger o ente querido, a responsabilidade se concentra num só indivíduo e aumenta o risco de exaustão física e mental: é a chamada síndrome de burnout.

Fadiga, ansiedade, estresse, depressão, culpa. Corpo e mente sofrem e quem se vê assaltado por tais sentimentos pode ter a imunidade comprometida e adoecer. Suas expectativas têm que ser realistas: será impossível aliviar por completo a tensão, mas não deixe que o fato de estar se sentindo estressado provoque ainda mais aflição. Seguem algumas dicas para ajudar a prevenir a sensação de esgotamento:

1) Relaxamento através da respiração: inspire pelo nariz e solte o ar pela boca. Respirar devagar e profundamente é uma das maneiras mais rápidas para se acalmar.

2) Crie pequenas paradas ao longo do dia, o equivalente a “respiros”. Pode ser, por exemplo, quando o idoso está tirando uma soneca depois do almoço. Tome um chá sem cafeína, fique um pouco na janela, esqueça a lista de tarefas por alguns minutos. Tente também transformar o seu banho num momento de relaxamento.

3) Ouça música, porque melhora o astral e fará você se mexer mais, o que vale como exercício – quem sabe até dançar um pouco?

4) Divida a angústia com amigos, ajuda a reduzir a ansiedade. Utilize as redes sociais como válvula de escape, já que os encontros são inviáveis.

5) Divirta-se com vídeos bobos ou fofos, e compartilhe as imagens com o idoso de quem você cuida. Podem render bons momentos para ambos.

6) À primeira vista parece manual de autoajuda, mas pratique a gratidão. Não se trata de ignorar as coisas negativas, mas sim de lembrar que sempre há pontos positivos que podem alimentar suas forças mesmo quando o cenário parece desolador. Mantenha um diário com as pequenas alegrias de cada dia e se energize com elas.

7) Diga não – de preferência, em voz alta – aos pensamentos sombrios. Assim fica mais fácil você fazer uma “contabilidade” de quantas vezes conseguiu interromper o processo do desânimo. Para os mais antenados em tecnologia, há aplicativos para auxiliar no manejo do estresse.

Fonte: G1

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/07/como-agir-com-os-idosos-durante-a-pandemia-de-coronavirus/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress