Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como funcionam os atendimentos em consultórios farmacêuticos?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Você sabia que os farmacêuticos podem realizar atendimentos personalizados em consultórios dentro da própria farmácia? Além disso, eles também podem realizar certas prescrições. É isso mesmo! Esses atendimentos são permitidos pela lei desde o ano de 2014 e, na coluna de hoje, vou explicar melhor sobre como funciona a atuação de um farmacêutico nos atendimentos.

O conceito de consultório farmacêutico foi definido em duas portarias do Conselho Federal de Farmácia (CFF), publicadas em 2013, assim como a existência de um espaço próprio para tal, que também é amparada pela Lei 13.021, de agosto de 2014, e dispõe sobre o exercício das atividades farmacêuticas em todo o país.

O profissional pode avaliar o conjunto de remédios que o paciente está tomando, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação, ouvir o paciente sobre sua evolução clínica e, ainda, fazer contato com o médico ou outros profissionais da saúde que o acompanham para discutir o tratamento e indicar medicamentos isentos de prescrição médica.

Além disso, os farmacêuticos também podem avaliar quadros clínicos relacionados à estética, como a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, prescrever o melhor dermocosmético, manipulados específicos e, até mesmo, orientar sobre vitaminas e suplementos alimentares.

O que NÃO pode ser feito 

Claro que os atendimentos personalizados nos consultórios farmacêuticos também possuem restrições como, por exemplo, os profissionais não podem passar receitas de medicamentos que exigem prescrição médica, mudança de remédios indicados por médicos ou realizar procedimentos de execução exclusiva de médicos.

Como buscar por atendimento farmacêutico?

Os atendimentos costumam ocorrer, na maioria das vezes, de duas formas: o próprio paciente pode procurar um farmacêutico com queixas de saúde ou dúvidas sobre seu tratamento; ou pode acontecer de, durante o atendimento rotineiro no balcão, o farmacêutico detectar uma situação atípica e convidar o paciente para uma consulta mais individualizada.

E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre os atendimentos realizados por nós, farmacêuticos? Espero que sim! Estamos prontos para te receber e te atender com todos os cuidados, te oferecendo o que há de melhor na saúde e bem-estar.

Fonte: Correio Online

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress