Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como utilizar com eficiência as compras fracionadas?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Como utilizar com eficiência as compras fracionadas?

A demanda por compras fracionadas ganhou força no e-commerce, principalmente após a deflagração da pandemia. É uma técnica que permite a empreendedores do varejo farmacêutico atenderem a um grande número de pedidos, porém com quantidade menor de itens. A redução de custos logísticos é uma das principais vantagens desse tipo de operação.

Para que essa estratégia traga bons resultados ao canal farma, porém, é preciso garantir alinhamento e integração em todas as fases. O processo envolve separação, coleta e entrega em diferentes quantidades para vários destinos. A automação dessa demanda requer novas técnicas de inteligência de software e de logística para uma distribuição eficiente dos pedidos.

Compras fracionadas permitem entrega rápida e ágil

A entrega de forma rápida e ágil é fundamental nas transações online, uma vez que mais de 70% dos consumidores a consideram um fator importante para a decisão de compra, à frente de preço e atendimento. “Vale destacar ainda que os marketplaces ranqueiam os sellers pela capacidade logística, atribuindo maior relevância a quem é mais rápido e preciso”, complementa Everton Reis Gonçalves, CEO da consultoria Moveideias.

A venda de produtos fracionados contribui ainda para a fidelização de clientes. Com a possibilidade de escolher diferentes produtos em um único pedido, para atender a necessidades específicas, ampliam-se as opções oferecidas ao consumidor. Assim, aumentam as chances de que ele volte a comprar e fique mais receptivo às comunicações pós-venda dos estabelecimentos.

A agilidade com que as remessas são despachadas na logística de compras fracionadas aumenta a frequência de reposição, o que permite ao varejista trabalhar com estoque reduzido. Com um sistema de gestão eficiente é possível controlar as quantidades de cada item disponível, evitando excesso ou falta de mercadoria. Para isso, porém, é preciso que toda a cadeia envolvida no processo – fabricantes, fornecedores, lojistas – cumpram prazos acordados. O objetivo é evitar impactos nas entregas e estoques e, em consequência, perda de receita.

Carga fracionada evita desperdício de espaço em veículos de transporte

O processo também traz economia pelo fato de aproveitar a capacidade total dos veículos de transporte, o que evita desperdício de espaço. Diferente da carga completa, que utiliza grandes caminhões para o transporte de mercadorias, a fracionada é feita com diversas coletas de pequenas encomendas, através de veículos menores e mais modernos. Eles seguem um roteiro de entrega, ligando pontos distintos e atendendo a diferentes compradores.

Por último, há ainda ganho de segurança com esse tipo de transporte. A carga fracionada facilita bastante a rastreabilidade de cada produto, o que evita possíveis extravios, acidentes e garante uma entrega segura e no tempo estipulado.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress