
As principais inovações e soluções de gestão para farmácias ganharam uma vitrine ideal na 19ª edição do Abradilan Conexão Farma 2025 que termina nesta quinta-feira (dia 20) projetando uma audiência recorde superior a 27 mil participantes.
Muito além de insights sobre os rumos do setor, o evento mobilizou 190 expositores, de olho na capilaridade das distribuidoras regionais como canal para ampliar a penetração no pequeno e médio varejo.
“Todo o nosso trabalho tem o objetivo de impactar pessoas e expandir conexões. Um momento único para olharmos com mais atenção para a cadeia farmnacêutica, identificando oportunidades de negócios, que são fundamentais para um mercado dinâmico e desafiador como o nosso”, exalta Juliano Vinhal, presidente da Abradilan.
Confira algumas das soluções de gestão para farmácias
B2C Sales Plus da Procfit
A ferramenta de gestão para farmácias, concebida no exclusivo laboratório de inovação da Procfit, possibilita efetuar o controle de vendas nos PDVs por meio de múltiplos dispositivos, atendendo a qualquer porte de empresa. “A solução integra-se facilmente a qualquer ERP, pois conta com APIs abertas para conexão. Por ser uma plataforma cloud-native proporciona ao usuário maior mobilidade operacional – pode ser utilizado em computadores, tablets, máquinas Smart e totens de autoatendimento – permitindo que o varejista esteja onde o cliente está”, afirma Thaiane Abreu, vice-presidente de operações da Procfit.
Além disso, o software dispensa instalações complexas e burocráticas, atendendo a necessidade de velocidade do varejo e expansão operacional. Ele também fortalece o relacionamento entre indústria e varejo, oferecendo espaços dedicados à comunicação de campanhas de produtos e promoções, tanto para a equipe de atendimento no PDV quanto para o consumidor.
Contabilidade para farmácias
A Farmacon, especializada em soluções de contabilidade para farmácias, tem como proposta de valor o modelo de inteligência tributária, que pode viabilizar a concessão de créditos a partir de uma estratégia pouco trabalhada pelas farmácias independentes – a expansão de lojas. “Muitas grandes redes apostam nesse expediente para gerar créditos de ICMS e ISS. É um montante que quase sempre compensa o imposto pago. Medidas como reformas de unidades, aumento do mix e renovação de mobiliários também são saídas interessantes”, alerta Leandro Curado, CEO da consultoria.
A consultoria também promove um diagnóstico que avalia a possibilidade de obtenção de créditos a partir de inúmeras variáveis, entre as quais o volume de vendas da farmácia por categoria e produto, comparado com o valor de compra junto às distribuidoras. Essa radiografia identifica, com frequência, que a soma entre preço de custo e o markup representa prejuízo para o PDV que adquiriu determinado item por apenas um mês.
Self-checkout no PDV
O self-checkout nas farmácias, considerado um dos maiores gargalos do setor, motivou as empresas de tecnologia Aris e Pilot Self a se unirem no desenvolvimento de uma solução específica para autoatendimento. A inovação já foi adotada e comprovada, como projeto-piloto, em mais de 30 lojas da CallFarma, rede presente no Paraná.
Além de agilizar o processo de compra, proporcionando mais autonomia e praticidade para o consumidor final, a adoção do tótem de autoatendimento ainda contribui para reduzir os custos com mão de obra em até 70%. “Não apenas é possível aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar os processos internos”, argumenta Carlos Bueno Júnior, CEO da Pilot Self e diretor da CallFarma. Para o executivo, a solução tende a atenuar uma das maiores dores dos donos da farmácia – a formação das equipes, principalmente de operador de caixa, função historicamente associada à alta rotatividade.
Soluções de serviços financeiros
A Infox Payments acumula 38 anos de atuação no varejo em geral e há quatro atende as Farmácias São João. Entre as diversas opções ofertadas pela companhia, a varejista pode oferecer ao shopper desde um cartão de crédito próprio, crediário por meio de carnê (CDC) digital, benefícios com desconto em folha, crédito pessoal ou até mesmo cashback. “Nossa estratégia é criar soluções que atraiam mais clientes para o varejista, aumentando suas vendas e o tíquete médio por meio de comodidades e modelos diferenciados de pagamento a prazo para o consumidor”, explica o diretor comercial Luis Augusto Barbieri.
Os serviços financeiros para farmácias despontam como alternativa ao crédito bancário convencional. “Ao contrário dos bancos e operadoras de cartão de crédito, que costumam cobrar juros altos nas transações como recurso para rentabilizar a operação, contar com um sistema próprio e personalizado assegura ao consumidor tarifas e taxas mais atrativas”, ressalta Barbieri. Nesses casos, a própria farmácia pode liberar o crédito para que o cliente gaste da melhor forma, uma vez que conta com a rentabilidade do produto que ela mesma vende.
Mentoria para o pequeno varejo
A NGV – Nova Geração Varejo, empresa do Grupo SPN, apresentou seu programa de imersão voltado para o desenvolvimento do pequeno e médio varejo farmacêutico. Trata-se de um ecossistema inovador no varejo farmacêutico, criado para transformar a gestão das farmácias regionais e independentes. “Nosso propósito é desenvolver os empreendedores com conhecimento estratégico, ferramentas e um modelo de negócio moderno para que possam competir de forma inteligente no mercado com base em fatos e dados”, explica Guilherme Strapasson, CEO do Grupo SPN.
Entre os destaques do método está o próprio case de sucesso das Farmácias Unipreço, sua companhia-mãe. “Mostramos como fizemos para sair de um faturamento mensal de R$ 35 mil para R$ 35 milhões por mês, provenientes de 60 filiais distribuídas pela cidade de Curitiba (PR), Região Metropolitana, litoral paranaense e Campos Gerais”, acrescenta. A imersão traz mais de 20 temas como precificação, gestão de colaboradores e compras, entre outros. Em 2024 foram realizadas duas edições que foram um sucesso de capacitação. Para a próxima turma, o objetivo é disseminar o conhecimento para mais de 100 participantes.