Confira sete dicas para impulsionar a conversão de clientes
Bom desempenho no mercado virtual vai muito além de questões visuais e funcionais


Diversas estratégias são utilizadas pelas companhias com e-commerce para ampliar a conversão de clientes. Embora fatores como as características visuais e funcionais de um site sejam primordiais, especialistas apontam para importantes práticas que podem passar despercebidas durante o dia a dia. As informações são da revista Exame.
A principal meta de uma empresa nesse mercado deve ser se conectar diretamente com os consumidores, e não apenas vender seus produtos. Nesse contexto, o bom uso das redes sociais pode se mostrar uma excelente ferramenta para garantir fidelização e recorrência.
Maximilian Fleitmann, consultor e membro da Entrepreneurs Organization (EO), recomenda que os interessados em chamar mais atenção nas vendas online adotem sete novas práticas:
7 passos para aumentar sua conversão de clientes
1 – Destacar as informações mais importantes
É preciso garantir que as principais informações sobre o seu negócio estejam disponíveis na primeira página de site, em uma hierarquia visual que favoreça a primeira impressão do cliente. Um título forte com a principal proposta da marca, complementado por detalhes estratégicos, e um Call to Action (CTA) eficaz que estimule o usuário a agir devem estar sempre no topo do portal
2 – Comprove eficiência
As avaliações de antigos clientes podem ser determinantes para as próximas vendas. A seção de revisões é uma das mais buscadas por novos clientes e, se bem utilizada, pode ser o fator de convencimento em muitas compras. É importante mostrar selos de clientes reconhecidos, depoimentos reais, estudos de caso e vídeos para comprovar que o produto funciona na prática
3 – Manter-se fiel à identidade
A coerência visual e a atenção aos pequenos detalhes auxiliam não apenas no reconhecimento de marca, mas também na criação de uma reputação. Guias para padronizar cores, fontes e tom de voz são recursos básicos na montagem de qualquer site
4 – Garanta o funcionamento multiplataforma
É preciso ter atenção aos diferentes formatos e proporções no momento do planejamento do site. Não adianta nada contar com diversos recursos no desktop se o acesso mobile apresenta falhas
5 – Não subestime o impacto visual
A identidade visual é o cartão de visita de uma loja online. Garanta que recursos como vídeos demonstrativos, ilustrações e imagens sejam sempre publicadas com a maior resolução possível.
6 – Utilize CTAs envolventes
Os CTAs são gatilhos fundamentais para o processo de compra. Ativações claras e objetivas como “comece agora” e “teste grátis” passam um senso de urgência e podem influenciar decisões
7 – Cuidado com obstáculos
Embora recursos como anúncios e CTAs sejam uma importante forma de monetização no mercado virtual, a fluidez da operação deve sempre ser levada em conta. É fundamental evitar que esse tipo de ativação obstrua o caminho entre os clientes e as principais informações do portal