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Conheça as dez empresas que melhor promovem a relação indústria-varejo

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Pela primeira vez, o relacionamento colaborativo entre indústria e varejo ocupa a lista das cinco maiores prioridades do canal farma. E quem são as dez empresas do setor que melhor promovem essa atividade? É o que apontou pesquisa da Advantage Group Brasil em parceria com o Centro de Excelência em Varejo da FGV Eaesp, divulgada com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.

O levantamento é realizado anualmente e envolveu 400 empresas de diferentes segmentos do varejo, sendo 152 do canal farma. O top 10 do setor reúne cinco fabricantes – Colgate, GSK, Nivea, P&G e Sanofi –, a distribuidora SantaCruz e quatro redes de farmácia – Drogal, Drogaria Venancio, Panvel e Raia Drogasil. A pesquisa atribui notas de 0 a 100 a partir de avaliações quantitativas e qualitativas, além de entrevistas online com os gestores, que detalham a percepção da indústria farmacêutica em relação à parceria com o varejo/atacado e vice-versa.

“Um detalhe importante é que 1/3 das empresas do mercado farmacêutico melhorou as notas na comparação com o estudo do ano passado. E da lista das 40 companhias mais destacadas considerando todos os setores, 25% estão ligadas ao canal farma”, ressalta Ana Fioratti, diretora da Advantage Group no Brasil.

A executiva, porém, adverte para a distância substancial entre a menor e maior nota obtida por uma das participantes – 40 e 75, contra 45 e 70 do ano passado. “Embora haja uma evolução, a diferença se alargou, o que pode demonstrar que redes regionais e associativistas não estão conseguindo acompanhar a evolução dos grandes players”, pondera.

Pandemia estimula colaboração ampliada

Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 contribuíram para que o relacionamento colaborativo ganhasse relevância na agenda dos executivos. De 11º lugar na lista de prioridades do canal farma em 2016, esse item pulou para a 7ª posição em 2019 e agora já está na 5ª. “E pela primeira vez, os executivos entrevistados relacionaram o acesso à liderança como uma das três palavras-chave fundamentais para nortear essa parceria. O distanciamento social, aliado à necessidade de uma reinvenção digital, fomentou essa aproximação”, avalia.

A pesquisa também identificou as percepções de cada lado da cadeia sobre seu parceiro. “Enquanto o varejo e o atacado enaltecem a confiança, o foco no shopper e o compartilhamento de informações, as indústrias valorizam a confiança, o suporte para as marcas e os insights que os PDVs lançam sobre o comportamento do consumidor”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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