Muitas pessoas pensam que o narguilé não faz tão mal para a saúde quanto o cigarro ou outras drogas inaláveis. Isso porque a fumaça passa por um processo de filtração ao passar pela água presente no vaso do objeto, remetendo à ideia de que não faria mal. Porém, isso não é verdade, tendo em vista que não é completamente filtrada como deveria para ser considerada como uma droga que não faria mal. Só uma pequena parcela das substâncias nocivas da fumaça do narguilé fica na água, como o monóxido de carbono e a nicotina, devendo ter atenção com o restante.
Chamado também de hookah, cachimbo árabe ou cachimbo de água, o narguilé é bastante utilizado por jovens em encontros, reuniões de amigos, e ocasiões em que seu consumo perdure por um bom tempo (mais de uma hora). Sua diversidade de sabores, cores e a inovação com a possibilidade de um tabaco especialmente aromatizado fizeram com que o público de usuários aumentasse, já que, apesar de perigosos, são fatores que chamam a atenção. Além disso, muitos fumantes viram nessa ideia a possibilidade de ser uma escapatória para o tabaco, que é amargo, optando pelo narguilé.
Você que é fumante de narguilé, quer parar de fumar, ou quer iniciar esta prática, essa matéria é especialmente para você. Mostraremos todos os riscos que a droga licita pode trazer, a potência de seu vírus e mais. Confira abaixo:
Riscos do narguilé para a saúde
Os produtos liberados na queima do tabaco utilizando o carvão são os principais responsáveis pelos riscos proporcionados pelo fumo do narguilé. Alguns exemplos dessas substâncias liberadas são o monóxido de carbono e outros metais pesados, muito presentes na composição que envolve o hookah. Esses produtos são preponderantes no destaque ao aparecimento de doenças, e por isso preocupam ao uso.
O tempo de exposição do narguilé é bem maior do que de um cigarro ou outra droga. Isso aumenta as possibilidades de maior número de toxinas serem absorvidos, e a partir disso algumas doenças se tornam mais incidentes. Dentre elas:
- Doenças relacionadas ao sangue (pressão alta ou trombose);
- Doenças cardíacas;
- Câncer de pulmão, intestino, bexiga, laringe, boca, esôfago ou rins;
- Impotência sexual;
Além disso, os riscos de ser contaminado por ISTs como candidíase oral e herpes aumentam relativamente, já que em boa parte das vezes essa é uma droga compartilhada, e a boca de muitas pessoas têm contato ao mesmo tempo.
Como é bastante comum em festas, e, especificamente em locais fechados, o narguilé gera muitos riscos para fumantes passivos. Por exemplo, pessoas no mesmo ambiente de quem está fumando acabam inalando a fumaça em boa quantidade, mesmo que sem querer. O fato de que as substâncias ficam no ar por um bom tempo mesmo após o ato também preocupa, já que aumenta o risco de crianças, bebês, ou grávidas a inalarem aquilo.
Pessoas portadoras de doenças no sistema respiratório não devem ficar próximas e muito menos fumar o narguilé. Se você tiver doenças pulmonares ou respiratórias, tenha em mente que não é recomendado ficar nem próximo a um ambiente em que tem narguilé.
No mercado do tabagismo existe uma resistência do narguilé que esquenta o carvão, que faz com que não precise acendê-lo diretamente com fogo ou que promova a sua queima dessa maneira. Mesmo assim, os danos são os mesmos, já que os restos da queima do carvão não dependem de como será aceso e atrapalham os sistemas do organismo dessa forma.
Narguilé ou cigarro: qual vicia mais?
O vício do narguilé pode ser equivalente ao do cigarro. Apesar do tabaco nele presente parecer inofensivo, ou exista a errada afirmação de que a filtração de água auxilia nos danos, a nicotina na composição faz o papel perfeitamente de viciar o usuário – substância esta que é uma das mais viciantes para o organismo. Sendo assim, por conta da nicotina, ambos os vícios são existentes exigindo atenção para quem não quer se contaminar com esse problema.
Pode ser afirmado que fumar narguilé é até pior do que fumar cigarro, já que ambos oferecem as mesmas substâncias e prioridades em relação aos danos no organismo, porém a quantidade do narguilé é muito maior. O cigarro é unitário, então não é inalada tanta fumaça em pouco tempo, causando riscos em menor quantidade.