Uma análise sobre o consumo de suplementos esportivos no Brasil, atribuído naturalmente aos frequentadores assíduos das academias, revela um público-alvo surpreendente. As informações são da Folha de S. Paulo.
Com crescimento anual médio na casa dos dois dígitos, o mercado de suplementação esportiva atingiu a marca de R$ 4,4 bilhões em 2023, número duas vezes superior ao de 2020. Os dados são da consultoria Euromonitor International, que estima ainda um faturamento de R$ 9,6 bilhões em 2028.
Essa expansão foi impulsionado pela popularização das academias no país e atingiu diferentes faixas etárias. “Os idosos vêm se tornando um público-alvo do mercado de nutrição esportiva, que já não é exclusiva para atletas e frequentadores assíduos de academias”, diz Mariana Teixeira, consultora da Euromonitor companhia.
A busca por um envelhecimento mais saudável é um dos principais catalisadores dessa tendência, que ainda deve crescer segundo a executiva. Ela lembrou estimativas que apontam o aumento de mais de sete vezes da população com mais de 65+ até 2050, em comparação à mesma faixa etária em 1950.
Proteína incentiva consumo de suplementos esportivos por idosos
Mariana ainda apontou a proteína como principal chamariz para o público da terceira idade. “O que as pessoas mais querem garantir no processo de envelhecimento é a mobilidade, e para isso a proteína é fundamental”, concorda Diôgo Campos, presidente da fabricante de suplementos Sanavita.