Uma anรกlise sobre o consumo de suplementos esportivos no Brasil, atribuรญdo naturalmente aos frequentadores assรญduos das academias, revela um pรบblico-alvo surpreendente. As informaรงรตes sรฃo da Folha de S. Paulo.
Com crescimento anual mรฉdio na casa dos dois dรญgitos, o mercado de suplementaรงรฃo esportiva atingiu a marca de R$ 4,4 bilhรตes em 2023, nรบmero duas vezes superior ao de 2020. Os dados sรฃo da consultoria Euromonitor International, que estima ainda um faturamento de R$ 9,6 bilhรตes em 2028.
Essa expansรฃo foi impulsionado pela popularizaรงรฃo das academias no paรญs e atingiu diferentes faixas etรกrias. “Os idosos vรชm se tornando um pรบblico-alvo do mercado de nutriรงรฃo esportiva, que jรก nรฃo รฉ exclusiva para atletas e frequentadores assรญduos de academias”, diz Mariana Teixeira, consultora da Euromonitor companhia.
A busca por um envelhecimento mais saudรกvel รฉ um dos principais catalisadores dessa tendรชncia, que ainda deve crescer segundo a executiva. Ela lembrou estimativas que apontam o aumento de mais de sete vezes da populaรงรฃo com mais de 65+ atรฉ 2050, em comparaรงรฃo ร mesma faixa etรกria em 1950.
Proteรญna incentiva consumo de suplementos esportivos por idosos
Mariana ainda apontou a proteรญna como principal chamariz para o pรบblico da terceira idade. “O que as pessoas mais querem garantir no processo de envelhecimento รฉ a mobilidade, e para isso a proteรญna รฉ fundamental”, concorda Diรดgo Campos, presidente da fabricante de suplementos Sanavita.