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Contratação de um C-Level acelera profissionalização

Executivos experientes podem ser primordiais na expansão das operações de empresas familiares

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Foto: Canva

A contratação de um C-Level pode representar um importante passo para pequenas e médias empresas, principalmente familiares, que buscam uma profissionalização de suas operações.

Esses executivos de alta performance estão aptos, inclusive, a conduzir processos de reestruturação de farmácias que, até então, funcionavam à base de processos mais simples e, muitas vezes, ineficientes.

 

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Na prática, o termo C-Level faz referência à palavra chief (chefe ou diretor, em português), presente no início de todas os cargos desse nível. Em geral, eles costumam ter uma boa carreira acadêmica, sólidas experiências na área de atuação e habilidades estratégicas para cargos de liderança, além de estarem em constante aperfeiçoamento.

Confira os exemplos mais comuns de executivos C-Level:

Chief Executive Officer (CEO) – A mais elevada posição da categoria é a de CEO, responsável por liderar toda a empresa, definir estratégias e supervisionar os outros executivos

Chief Operating Officer (COO) – Mais envolvido no dia a dia da operação, o COO é considerado braço direito do CEO, coordenando a execução do planejamento estratégico da companhia e acompanhando o desempenho da equipe em geral

Chief Financial Officer (CFO) – O diretor de finanças é responsável pela gestão de todos os recursos da empresa

Chief Marketing Officer (CMO) – Líder do departamento de marketing, se encarrega de comandar e impulsionar as ativações da marca no mercado, atraindo clientes e aumentando sua exposição

Chief Human Resources Officer (CHRO) – O diretor de recursos humanos cuida da gestão de todo o quadro de funcionários da companhia, ditando processos internos, zelando pelo equilíbrio do ambiente de trabalho e liderando os processos seletivos para novas contratações

Chief Technology Officer (CTO) – Líder do departamento de TI, o CTO responde por toda o departamento de inovação e infraestrutura tecnológica, lidando também com implementações de softwares para gerenciamento da operação e projetos de segurança cibernética

Fatores de atenção na contratação de um C-Level

O nível de impacto da contratação de um C-Level exige das farmácias um processo de recrutamento mais complexo e exigente. Agilidade de aprendizado, visão sistêmica, articulação e resiliência são algumas das características que devem ser observadas em um profissional desse escalão. Outro fator que pode dificultar essa procura é o convencimento dos profissionais de qualidade, que costumam já estar empregados em outras companhias.

“Para garantir que eles topem ingressar na sua empresa, é preciso ofertar um pacote vantajoso, não apenas em relação ao salário, mas também nos âmbitos da qualidade de vida, cultura organizacional e desenvolvimento de carreira”, afirma Mario Custódio, diretor associado da área de executive search da Robert Half no Brasil.

Essas posições também podem ser ocupadas por profissionais que já fazem parte da empresa, reforçando a importância da oferta de cursos e capacitações para a obtenção de novas habilidades. “Essa prática é uma importante forma de reter colaboradores, além de criar uma maior identificação com a companhia”, finaliza o executivo.

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