Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Coop chega ao top 20 do varejo farmacêutico nacional

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Coop chega ao top 20 do varejo farmacêutico nacionalDepois de se consolidar no setor supermercadista, a Coop – Cooperativa de Consumo decidiu enveredar pelo varejo farmacêutico a partir de 2013. Em apenas oito anos, acaba de entrar para o seleto grupo das 20 maiores redes de farmácias do país, sendo a única a atuar em apenas um estado.

A divisão farmacêutica da Coop deverá alcançar R$ 504 milhões de faturamento neste ano, avanço de 13% sobre o período anterior. O canal farma já representa 19% do movimento total da companhia, que chega a R$ 2,62 bilhões de acordo com a Sociedade Brasileiro de Varejo e Consumo (SBVC). A rede mantém 79 farmácias em 21 municípios da Grande São Paulo e do interior paulista, entre lojas de rua e unidades dentro de supermercados ou galerias comerciais.

A empresa atingiu esse resultado recorde sem nunca recorrer a aportes externos ou sequer transformar o modelo de negócios iniciado em 1954. Nasceu no ABC Paulista como uma central de compras dos funcionários da Rhodia, com o nome de batismo CooperRhodia, abolido em 1999. Desde a origem, o grupo atua sob o conceito de cooperativismo, que preconiza o retorno dos lucros aos pouco mais de 900 mil cooperados.

“Hoje, qualquer consumidor pode se associar a esse modelo, sem arcar com nenhuma taxa de adesão. Temos uma espécie de cashback, que prevê mais benefícios à medida que aumenta o consumo, revertido em produtos, serviços e programas de responsabilidade em parceria com governos e entidades civis, em prol das comunidades das regiões onde atuamos”, observa Gustavo Ramos, diretor executivo do negócio de Drogarias.

CoopGestão mais agressiva no canal farma

Ramos deixou o comando da área supermercadista no início de setembro para assumir a divisão farma da companhia, seguindo o caminho inverso do outro diretor, Eduardo Santos. A troca de cadeiras é parte de uma estratégia do grupo para oxigenar as lideranças e estimular mudanças permanentes na cultura organizacional. “A ideia é levar para as drogarias minha experiência adquirida ao longo de 20 anos nas áreas de importação, pesquisa de mercado, supply chain management, pricing e marketing”, explica.

Os planos de expansão estão fundamentados em três pilares, sendo o primeiro deles a atração de mais cooperados, número que vem crescendo 40% ao ano desde 2018. A Coop também estabeleceu como prioridade incrementar o atendimento nas farmácias, apostando em categorias como a de dermocosméticos e serviços clínicos.

A loja flagship, situada no bairro Jardim, em Santo André, conta com a sala de assistência farmacêutica Neo Care, que administra exames de glicemia e pressão arterial, testes rápidos e vacinas. O espaço é fruto de uma parceria com a Neo Química e a franquia de saúde Ponto Care.

“E para encorpar essa operação, criamos também um programa de valorização dos farmacêuticos, pelo qual custeamos integralmente a pós-graduação desses profissionais em prescrição farmacêutica e farmácia clínica, a partir de um convênio com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul”, acrescenta. Neste semestre, uma turma de 36 balconistas e dermoconsultores recebeu uma bolsa de estudos, com cobertura de 70% do valor do curso de farmácia, com duração de quatro anos. 

COOP – COOPERATIVA DE CONSUMO
Fundação: 1954 (em 2013 teve início a operação no varejo farmacêutico)
Faturamento: R$ 504 milhões
Posição de mercado: 18ª maior rede do varejo farmacêutico nacional
Número de lojas: 79
Área de atuação: 21 municípios (Barueri, Catanduva, Cotia, Diadema, Guarulhos, Itu, Jacareí, Limeira, Mauá, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Tatuí)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-regional-puxara-avanco-dos-programas-de-fidelidade/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress