Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ministro vê possível “estresse” no SUS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Na última quarta-feira, 4, o ministro da saúde, Luis Henrique Mandetta, informou que o Brasil tinha três casos confirmados do novo coronavírus. Hoje, um caso que dependia de contraprova foi confirmado. Ainda sem sinais de circulação interna do vírus, a pasta apontou um aumento de 43 novos casos suspeitos da doença.

Veja também: Fiocruz inicia distribuição de kits para diagnóstico do novo coronavírus

Com o aumento de casos confirmados e suspeitos, Mandetta prevê um”estresse”, ou seja, um aumento de demanda no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministro, o coronavírus possui alta transmissibilidade, mas uma letalidade baixa.

Siga nosso Instagram

O terceiro caso confirmado é de um colombiano de 46 anos que mora em São Paulo. O paciente retornou de uma viagem pela Europa realizada em fevereiro. Segundo Mandetta, pela quantidade de países visitados e o tempo de duração da viagem, o colombiano estaria fazendo um “mochilão” pelo continente.

Mesmo sem ter apresentado os sintomas, o quarto caso de contaminação por coronavírus no Brasil é uma adolescente de 13 anos. A jovem, que ainda esta no período de 14 dias de incubação do vírus, ou seja, não apresentou ainda sintomas da doença. Ela  viajou em fevereiro para Portugal e Itália. Durante a estada na Europa, a garota passou por um procedimento cirúrgico devido a uma lesão muscular.

São Paulo é o estado que apresenta o maior número de casos suspeitos, 135. Na sequência estão Rio Grande do Sul (98), Minas Gerais (82), Rio de Janeiro (55), Santa Catarina ( 46), Bahia (19), Distrito Federal (18), Ceará (14), Paraná (13) e Mato Grosso do Sul (10).

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress