Garantir um empréstimo para sua empresa, por si só, pode ser uma atividade penosa. Agora, conseguir crédito sem garantia é ainda mais complexo. Só que essa é a necessidade de inúmeros pequenos e médios empreendedores.
Se você já está “desenrolado” e agora deseja injetar fundos no seu negócio para mudar de patamar, confira algumas dicas para conseguir um empréstimo mesmo sem ter garantia.
Propaganda ajuda a pleitear crédito sem garantia
Para demonstrar a solidez da sua farmácia junto às instituições financeiras e ter mais facilidade de acesso a crédito sem garantia, é necessário saber na ponta da língua os seus resultados. Por isso, estude seu fluxo de caixa e balanços e tenha esses dados à mão, se necessário.
“É importante demonstrar aos credores que você está tomando uma atitude racional ao solicitar os fundos e que poderá arcar com os pagamentos”, comenta David Mourão, CEO e cofundador da Linker, banco digital com foco em pessoas jurídicas.
Peça crédito com estabelecimento de metas concretas
Antes de sentar com o gerente e pedir um empréstimo, o gestor precisa ter total clareza sobre a destinação dos recursos. Mais do que simplesmente ter um objetivo, é necessário que ele seja mensurável.
Por exemplo, é necessário detalhar quantas lojas sua empresa planeja abrir, quanto você deseja atingir em vendas com essa expansão e qual a perspectiva real de ampliação do faturamento. “Estabelecer essas metas concretas, com objetivos claros e definidos, transmite segurança ao credor e ratifica que o gestor está agindo com a razão e não a emoção”, ressalta.
Nome limpo na praça
Ter um histórico de bom pagador fará toda a diferença na hora de conseguir um novo crédito sem garantia. Por isso, faça o possível para pagar suas contas em dia e manter seu nome e de sua empresa “limpos”.