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Quanto custa abrir uma farmácia no Brasil?

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Quanto custa abrir uma farmácia no Brasil?

Quanto custa abrir uma farmácia no Brasil? A pergunta ganha relevância na medida em que a pandemia ampliou o protagonismo do setor como canal de atenção primária e serviu de motor para a expansão de lojas.

Segundo dados do Sebrae, em três anos, o país teve a inauguração de mais de 29 mil estabelecimentos no varejo farmacêutico. E as micro e pequenas empresas responderam por 85% dos novos PDVs.

Quanto custa abrir uma farmácia no Brasil? O que levar em conta?

Para saber quanto custa abrir uma farmácia, o Sebrae preparou uma cartilha que exige a análise de uma série de fatores associados à região do empreendimento, à localização do ponto, ao porte e perfil da loja.

  • Uma loja de perfil popular tem uma política altamente agressiva nos preços de medicamentos genéricos e similares, com foco em mercados de concorrência mais acirrada
  • Já uma drogaria focada no público A e B, adota um modelo mais tradicional, que trabalha uma linha completa em medicamentos, perfumaria, dermocosméticos e higiene e beleza
  • O local escolhido para abrir a farmácia também interfere diretamente no lucro. Seja pelo nível socioeconômico do bairro, se existe um bom fluxo de pessoas na via, se há facilidade de estacionamento e acesso a transporte público

Além disso, também devem ser colocados no papel os gastos com:

  • Aluguel ou compra do ponto
  • Construção e reforma de instalações
  • Compra de mobiliários e equipamentos
  • Investimento em softwares e automatização
  • Despesas com registro e licenças
  • Montagem do estoque inicial
  • Contratação de funcionários
  • Capital de giro para os primeiros meses de funcionamento do negócio

Modelos de farmácia para investir

  • No Brasil, das 90.933 farmácias em funcionamento, 53.469 pertencem ao varejo independente, ou seja, não estão ligadas a grandes marcas, redes associativistas ou franquias. Juntas, elas respondem por 59% dos PDVs
  • Em contrapartida, diante da concorrência acirrada com os grandes players, as independentes concentraram 81% das lojas fechadas nos últimos dois anos
  • Por isso mesmo, empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes, podem adotar modelos de farmácia ligadas ao associativismo, licenciamento de marca ou franquias
  • Em todos os casos, são opções de investimento que contam com o suporte de grupos e associações que ajudam a reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, criar estratégias de vendas e estimular o desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários

Licenciamento de marca

  • O aporte para quem deseja licenciar uma marca daRede Economize, com presença em 11 estados brasileiros, tem valor inicial de R$ 250 mil para uma loja de 70 m², com previsão de retorno em 24 meses e faturamento mensal médio de R$ 350 mil
  • A licenciadora fica responsável por todos os trâmites do processo, desde a escolha do ponto, avaliação comercial, padronização de layout, fidelização, mentoria e ações de marketing

Franquia

  • Uma franquia da Franchising Brasil Farma requer um investimento que varia de R$ 350 mil a R$ 550 mil, dependendo da rede escolhida e do perfil de bandeira da farmácia. O grupo detém as marcas Farmácias Brasil Poupa Lar, Farmácias Farmãe e Farmácias Acesso Popular, que somam 230 lojas distribuídas em 11 estados brasileiros
  • Já a Farmais, que conta com 225 lojas em nove estados, tem uma taxa de franquia para a abertura de uma nova unidade de R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil

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