Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

CRFs contam com plataforma digital de prescrições médicas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo acaba de lançar uma plataforma digital de prescrições eletrônicas, que permite aos farmacêuticos acessar prescrições médicas pelo computador, tablet ou celular. A gestão fica a cargo da NextCorp, detentora do sistema Sibrare/ Sibrafar, que também já definiu o gerenciamento das plataformas para os CRFs de Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina.

O objetivo é ampliar a segurança na dispensação, com diminuição de problemas relacionados a prescrições ilegíveis e receituários falsificados, além de redução na duplicidade de receitas. “Somos um hub de integração. Hoje o médico já prescreve online. O que faltava era um integrador que entregasse a prescrição diretamente ao farmacêutico e o Sibrare faz essa integração, disponibilizando a receita numa nuvem para que o farmacêutico possa acessar por meio do portal Sibrafar”, explica Marcelo Ferraz, CEO da NextCorp.

Segundo o executivo, não importa de que sistema a receita seja oriunda. “Estamos criando um ecossistema de prescrição eletrônica no Brasil e o CRF-SP deu o primeiro passo, criando uma padronização. Já passamos de 13 mil farmacêuticos inscritos e o objetivo é ter 100% de adesão até o fim do ano”, ressalta Ferraz. O sistema é válido em qualquer lugar do país, com certificação digital no padrão ICP-Brasil. “O médico prescreve na origem, assina por certificação e a receita fica disponível em nuvem, criptografada seguindo a regulamentação da LGPD”, explica.

A NextCorp também possui um projeto piloto do Sibrafar na cidade paulista de Votuporanga. Desde o fim de 2018, o município conta com 100% de integração de médicos e farmácias, onde já foram emitidas quase 4 mil prescrições eletrônicas. A iniciativa chamou a atenção do secretário de saúde de Olímpia (SP), Marcos Roberto Pagliuco, que é farmacêutico e implantará o sistema na cidade em novembro. As cidades de Catanduva, Jaboticabal, Bebedouro e Campos do Jordão, também no interior paulista, serão as próximas a aderirem ao projeto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/10/10/crf-sp-e-o-primeiro-conselho-com-selo-de-acessibilidade-digital/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress