A Black Friday já é uma data bastante difundida no varejo nacional. Agora, o Dia dos Solteiros, promoção criada na China, também começa a ganhar corpo no mercado brasileiro. As informações são do Acelera Verejo.
Tradicionalmente comemorado no dia 11 de novembro, o Singles Day já supera a tradicional Black Friday quando o assunto é o volume de vendas. Trata-se de uma ação promocional criada pelo Alibaba em 2009, para celebrar a independência e autossuficiência desses consumidores.
Dia dos Solteiros movimenta mais de US$ 80 bilhões
Ainda em 2021, o Dia dos Solteiros já se mostrava consolidado na operação do Alibaba. Apenas a gigante do e-commerce movimentou naquele ano US$ 84,5 bilhões (cerca de R$ 457,1 bilhões na cotação da época).
Tal montante, que levou em conta apenas uma empresa, já superou o movimentado pela Black Friday e Cyber Monday somadas. O volume de vendas também impressiona por ter superado o Produto Interno Bruto (PIB) de países como Guatemala e Luxemburgo. Com tal sucesso, outras companhias, como a Shopee e até mesmo a norte-americana Amazon também entraram na onda.
Outro destaque “negativo” fica pelo ritmo de crescimento dos ganhos, que diminuiu em comparação com edições realizadas nos 12 anos anteriores.
Varejo online abre as portas para o Singles Day
Por aqui, a Black Friday ainda reina soberana, mas tal liderança já começa a ser ameaçada. Isso porque, impulsionado pelos marketplaces internacionais e por um e-commerce cada vez mais pujante, o 11/11 vai entrando no imaginário popular.
O dia, por aqui, já é considerado uma espécie de “esquenta” para a última sexta-feira do mês, onde a maioria das varejistas ainda concentra suas promoções mais agressivas. A tendência é que, com um comércio cada vez mais globalizado, a data comemorativa vá ganhando terreno no país gradualmente.