Com 12 anos de operações, a Dislab inicia seu segundo ciclo de crescimento com foco na diversificação do portfólio. Uma das apostas, a partir deste mês de junho, é a distribuição de cannabis medicinal para as mais de 21,6 mil farmácias associativistas e independentes que atende em seis unidades da Federação.
Para absorver esse novo mix, a distribuidora aumentará sua capacidade de armazenagem, que hoje totaliza 22,4 mil m². No Mato Grosso do Sul, a empresa sairá de uma área de 1 mil m² para outra de 5 mil m², na capital Campo Grande. Em Goiânia (GO), dobrará de tamanho e ocupará um complexo de 7,5 mil m². Já no Rio de Janeiro, está consolidando o time comercial e montando um escritório no Nova América Offices, para melhor atender os parceiros e otimizar as operações. Os investimentos na ampliação giram em torno de R$ 4 milhões.
Oriunda de Ribeirão Preto (SP), a Dislab também atua em todo o estado de São Paulo e no Distrito Federal. “Depois de dois anos crescendo acima de 25%, chegamos à marca de 100 milhões de unidades distribuídas em 2021. Para 2022, a meta é ter 13% de incremento e atingir 115 milhões”, ressalta o diretor executivo Flávio Andrei.
Distribuição de cannabis terá parceria exclusiva
Para viabilizar a distribuição de cannabis no mercado brasileiro, a Dislab assinou uma parceria exclusiva com a NuNature. A fabricante norte-americana recebeu aval da Anvisa em maio do ano passado para comercializar sua versão de canabidiol no varejo farmacêutico.
O CanabidiolNuNature é considerado o primeiro fitofármaco do gênero em formato de tintura, à base de derivados de plantas extraídas do cânhamo feminizado, com THC inferior a 0,2% e óleo de coco na formulação. O produto está disponível em frascos de 30 ml e a comercialização deve ter início ainda neste mês de junho.
“Trata-se de uma substância 100% orgânica e que pode ser prescrita para pacientes que convivem com dores crônicas, processos inflamatórios e quadros de ansiedade e depressão”, afirma Andrei.
Hub de inovação para farmácias regionais
A distribuição de cannabis vai ao encontro do objetivo da Dislab de se posicionar como um hub de novas oportunidades para farmácias associativistas, independentes e redes de pequeno e médio porte.
“Muitos desses PDVs ganham com a velocidade de abastecimento e reposição, o que passa a ser um diferencial competitivo. Além disso, tempo e espaço físico para ampliar SKUs e a capacidade de estoque são um desafio para essas empresas. O atacado farmacêutico apresenta condições para mudar essa realidade, democratizando o acesso desse nicho de farmácias à inovação”, enfatiza o executivo.
A Dislab, inclusive, tornou-se em 2020 a primeira distribuidora de similares com presença em todos os estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal – regiões que já respondem por 29% do volume de negócios.
O compromisso com o crescimento dos PDVs reflete-se em iniciativas adotadas durante a pandemia, como a implementação de um aplicativo para realização dos pedidos eletrônicos em dispositivos mobile e a criação de um programa de cashback. “A farmácia não apenas tem direito a promoções, formas de pagamento e prazos facilitados, como também ganha pontos que podem ser resgatados e convertidos em premiações em até um ano”, comenta.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico