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Distribuidora GMill aposta em marketplace para farmácias regionais

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Distribuidora GMill aposta em marketplace para farmácias regionais

O Grupo GMill Distribuição iniciou operações em março a partir da integração entre a LogOp – antiga Sudeste Farmacêutica e especializada em produtos para saúde e correlatos; e a Millenium Comercial, focada em medicamentos similares e genéricos. Agora, com presença consolidada em três estados, a empresa investe na criação de um marketplace para farmácias independentes. A meta é ser uma das líderes do atacado farmacêutico regional até 2026.

Lucas
Lucas Freire e Freire

A Meds, como será intitulada a plataforma, poderá beneficiar, em um primeiro momento, mais de 8 mil PDVs atendidos pela companhia nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. “Almejamos atender varejistas farmacêuticos que não têm presença no canal digital nem possuem um aplicativo de vendas. O pedido do consumidor seria direcionado à loja mais próxima de sua localização, com entrega em até 30 minutos”, explica Lucas Freire e Freire, CEO do grupo.

O marketplace é parte do objetivo da Gmill de terminar 2021 com meio bilhão de faturamento. No fim do primeiro semestre, a empresa iniciou operações na Bahia com um centro de distribuição em Feira de Santana (BA), que se soma aos de São João de Meriti (RJ) e Serra (ES), totalizando mais de 15 mil m² de área construída. “Até 2025, projetamos expandir a área de atuação em mais três estados brasileiros”, antecipa. Para reforçar a divulgação da nova plataforma, a distribuidora prevê a realização de uma feira de negócios presencial no Rio de Janeiro, até o fim deste ano.

Funcionalidades e apoio de startup

Freire acredita em uma ampla adesão especialmente por conta de dois fatores. O primeiro é que a ferramenta dispensa a integração com os sistemas operacionais do varejo – os ERPs. “A farmácia pode escolher qual pedido aceitar ou não e também contará com a possibilidade de utilizar nosso serviço de entrega BeeBee”, destaca.

A BeeBee é uma startup do segmento de logística com a proposta de entregar soluções para um dos maiores gargalos do varejo, que é o last mile delivery. A empresa já conta com mil farmácias cadastradas. “Ela funciona como um Uber de fretes, por meio da qual o custo é gerado sob demanda e a farmácia não tem necessidade de contratar o motorista ou um motoboy fixo”, afirma o CEO.

Ampliação do portfólio

A pandemia também foi um motor de expansão do portfólio da companhia. Em 2020, além de disponibilizar álcool líquido e em gel, vitaminas e nutracêuticos, o grupo foi a primeira distribuidora regional a comercializar testes rápidos de detecção da Covid-19 para as farmácias.

“Temos três principais frentes de atuação neste ano. Uma delas é a ampliação do portfólio de termolábeis. No início do próximo ano, passaremos a disponibilizar aos nossos clientes produtos como insulinas e vacinas para gripe”, comenta Freire.

Pela LogOp, a expectativa é a ampliação do portfólio de perfumaria e do canal alimentar. Até o início de 2022 a empresa também contará com itens de higiene e beleza, leites, nutracêuticos e suplementos alimentares. “Em pararelo também estamos desenvolvendo a divisão hospitalar, por meio da GMill Hospitalar, com distribuição para os hospitais privados no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia”, acrescenta.

Desenvolvimento do pequeno varejo

Focada no desenvolvimento do pequeno e médio varejo regional, a Gmill proporciona aos seus clientes um programa voltado ao desenvolvimento dos profissionais do mercado farma, em áreas de conhecimento como liderança e atendimento ao cliente. Intitulada UniMill, sua plataforma digital de educação corporativa atende os colaboradores do grupo, mas em breve estará disponível como fonte de capacitação profissional para todo o setor. A distribuidora também está reformulando o Clube de Vantagens, que será lançado na próxima convenção, prevista para março de 2022.

GRUPO GMILL
Fundação:
março de 2021, resultado da integração entre a LogOp (antiga Sudeste Farmacêutica, existente desde 2016), Millenium Comercial (desde 1998), BeeBee e a recente Meds
Faturamento: meta de R$ 500 milhões no primeiro ano de operações
Farmácias atendidas: mais de 8 mil nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro
SKUs: 9 mil
Colaboradores: 600
Centros de distribuição: Serra (ES), São João do Meriti (RJ) e Feira de Santana (BA), totalizando mais de 15 mil m² de área construída.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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