Presente em 76% dos municípios, a Rede Integração Farma vem atingindo cada vez mais farmácias do Brasil. O grupo, que agrega 19 distribuidoras farmacêuticas, já atende 40% dos PDVs do varejo.
Até o fim do ano, as empresas que compõem a rede projetam a venda de 114 milhões de unidades. “Desse montante, os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e os não medicamentos detêm especial protagonismo, representando, respectivamente, 30% e 27% dos itens comercializados”, revela o diretor executivo, Geraldo Monteiro.
Grupo de distribuidoras farmacêuticas soma 61 mil m² de CD
Ativa desde outubro de 2022, a rede de distribuidoras farmacêuticas já está presente em 19 estados brasileiros, o que reforça sua crescente capilaridade. Somadas, as empresas acumulam mais de 61 mil metros quadrados em centros de distribuição.
A meta, até o próximo ano, é fincar bandeira em 100% das unidades da Federação. O grupo já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para o atacado farmacêutico em seu território”, acredita Monteiro.
O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dá o tom às operações da rede, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo (SP).
“Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, argumenta.
Farmácias do Brasil conheceram novo conselho da rede
A Rede Integração Farma anunciou ainda seu novo Conselho de Administração. Os conselheiros ficarão responsáveis pela gestão do grupo de 2024 a 2026.
O presidente é Kenard Rocha, da Carvalho Bitencourt Distribuidora. Quem ocupa a vice-presidência é Patricia Austregesilo, da Mais Saúde Distribuidora. A diretoria financeira fico com Pedro de Oliveira Junior (Minas Distribuidora), enquanto Álvaro Silveira Junior (Linkmed Distribuidora) ficou com a posição de diretor-secretário.
O conselho fiscal será formado por Ana Beatriz Ferreira (Jat Distribuidora) Maycon de Oliveira (Divimed Distribuidora) e Neri Fae (Medchap Distribuidora). Marcelo Borgonovi (Maxifarma Distribuidora) ocupa a cadeira de suplente no conselho.