A venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e de não medicamentos já representa 57% das unidades comercializadas pela Rede Integração Farma. O Grupo do atacado farmacêutico iniciou as operações em outubro do ano passado e segue em ritmo acelerado de expansão.
A venda de MIPs já representa 30% e os não medicamentos 27% no volume de unidades vendidas das 108 milhões de unidades comercializadas pelas distribuidoras da Rede. “O brasileiro tem incorporado cada vez mais o consumo desses produtos à sua rotina, estimulado pelo fortalecimento das farmácias como um local de conveniência em saúde e bem-estar”, afirma Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma.
Rede Integração Farma conta com 19 distribuidoras
A Rede Integração Farma é composta por 19 distribuidoras sediadas 19 estados e atualmente atende 35% das farmácias do país, distribuídas em 60% dos municípios e somando mais de 59 mil metros quadrados de centros de distribuição. Juntas, elas movimentam 108 milhões de unidades entre medicamentos, produtos para saúde e itens higiene e beleza.
“O objetivo é promover um ambiente de negócios que favoreça a capacidade de inovação e a competitividade das empresas associadas, por meio de tecnologia, inteligência de mercado e mix de produtos para que eles possam atender cada vez melhor os seus respectivos clientes”, comenta Monteiro.
O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dá o tom às operações da Integração Farma, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo.
“Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, finaliza o executivo Monteiro.