Quando pensamos em doenças transmitidas por mosquitos é comum que a Dengue venha a mente prontamente, principalmente no atual cenário brasileiro, com uma grande onda de casos por todo o país.
No entanto, é importante entender que essa não é a única ameaça causada pelos mosquitos infectados, conhecer as outras enfermidades transmitidas por ele e buscar maneiras de evitar picadas.
Quais são as principais doenças transmitidas por mosquitos?
Zika
Sendo a mais conhecida depois da Dengue, a Zika é uma doença viral disseminada pelo mesmo Aedis aegipty, quando a enfermidade é contraída por adultos e crianças seus sintomas incluem vermelhidão ocular, febre baixa, cefaleia, erupção e coceira na pele. Bebês podem desenvolver microcefalia em caso de infecção durante a gravidez.
Chikungunya
Outra doença viral transmitida pelo Aedis aegypti, a Chikungunya se diferencia das outras pelos sintomas mais intensos e pelas características dores nas articulações, além da febre alta.
Febre Amarela
Também transmitidas pelo Aedes aegypti no meio urbano, a febre amarela se apresenta com febres altas, dores de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos, podendo evoluir e causar insuficiência renal e hepática. No meio rural ela é transmitida pelo mosquito Haemagogus.
Malária
Transmitida pelas fêmeas do mosquito Anopheles, conhecido como mosquito-prego, a malária é causada pelo parasita Plasmodium. Intensas dores de cabeça, vômitos, dor muscular, franqueza, cansaço, tosse, dificuldade de respirar e febres altas e cíclicas são os principais sintomas dessa doença.
Dermatite
Durante as picadas, os mosquitos se alimentam do sangue humano e acabam por injetar saliva nos organismos, geralmente contaminada com diversas substâncias.
É normal que a introdução de substâncias indesejadas cause reações do sistema imunológico, que podem gerar vermelhidão, coceira e reações alérgicas, irritando a pele.
Filariose
Transmitida por pernilongos infectados como o verme Wuchereria bancrofti, pode causar obstrução e inflamação dos vasos linfáticos, acúmulo de líquidos e inchaço em membros, seios e na bolsa escrotal.
Quando não tratada adequadamente pode levar a elefantíase, uma das maiores causadoras de incapacidades permanentes ou de longo prazo.
Febre do Nilo Ocidental
Uma doença mais rara, pode ser assintomática ou causar sintomas leves de febre, fraqueza e dor muscular. Em casos graves, no entanto, é capaz de causar danos ao sistema nervoso central e periférico.
Pacientes infectados ainda podem desenvolver quadros de meningite, convulsões, paralisias e encefalite. É transmitido por pernilongo infectados do gênero Culex.
Leishmaniose
Transmitida pelo mosquito-palha, a Leishmaniose pode levar meses para se manifestar, causando feridas na pele, hemorragias, febre, anemia, perda de peso e aumento do fígado e do baço.
Febre oropouche
Com sintomas semelhantes aos da dengue como febres, dores e náuseas, a Febre oropouche pode causar também fotofobia, dor ocular e tonturas. Além disso, tem diversos hospedeiros para transmissão, entre eles o Aedes aegypti, os borrachudos e os pernilongos.
Prevenção
Para prevenir as doenças transmitidas por mosquitos, é fundamental adotar medidas de proteção, como usar repelentes, roupas compridas e claras, instalar telas de proteção nas janelas, eliminar criadouros de mosquitos e evitar locais de maior incidência de insetos.
Além disso, estar informado sobre os riscos, se vacinar e ter acompanhamento médico regular são medidas importantes para a prevenção e o controle dessas doenças.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação
Confira também: maiores distribuidoras de medicamentos do brasil