O e-commerce de farmácia já é a preferência de 27% dos consumidores do setor, de acordo com análise da Febrafar. Esse canal vem se revelando cada vez mais estratégico para os negócios, mas é preciso se manter atento às principais tendências para a sua plataforma se destacar na multidão.
Em artigo ao portal E-Commerce Brasil, o CEO e fundador da SELIA Fullcommerce, Ângelo Vicente, destacou algumas áreas que se tornarão diferenciais para o varejo farmacêutico online.
Segundo o especialista, um dos movimentos mais fortes para o futuro é da integração dos sites de farmácias com plataformas de telemedicina. Para ele, esse processo conferiria mais velocidade e segurança ao tratamento dos pacientes.
Muito mais que e-commerce de farmácia
“O acesso às prescrições após consultas médicas a distância poderia ser facilitado pela operação do e-commerce de farmácia, garantindo que os pacientes obtenham seus medicamentos rapidamente e de forma segura”, analisa.
O CEO finaliza afirmando que esse portfólio mais amplo de produtos e serviços pode ser fornecido em parceria com hospitais e startups, sem que a farmácia seja a única responsável por eles.
Cliente no centro
Da mesma forma como o gestor de farmácia deve capacitar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência na loja física, a experiência no mundo digital não deve ser diferente. E, para isso, entram em cena algumas tecnologias.
“O uso de inteligência artificial e big data permite que plataformas de e-commerce ofereçam uma experiência personalizada para cada cliente”, explica Vicente. De acordo com ele, exemplos vão do histórico de compras ao atendimento 24/7.
Apesar de falarmos nesse conteúdo sobre sites de farmácia, o especialista destaca que o objetivo é ter um atendimento omnichannel e se fazer presente em diferentes canais. “A maioria dos clientes, por exemplo, prefere o WhatsApp, e os sites ficam apenas em quarto lugar”, observa.
Entregas mais sustentáveis
Um diferencial cada vez mais procurado pelos consumidores é a sustentabilidade. Essa tendência também vale para as farmácias. Os sites devem pensar em embalagens eco-friendly e também em opções de entregas com menor impacto ambiental.
“A adoção de práticas sustentáveis não só contribui para a preservação do meio ambiente, como também melhora a imagem da empresa junto a um público cada vez mais atento à sustentabilidade”, reforça Vicente.
Segurança: diferencial e necessidade
Seja no e-commerce de farmácia ou não, o consumidor deseja se sentir seguro ao fazer sua compra. Para tanto, investir em certificações e reforçar a proteção do seu site deixa de ser um diferencial competitivo e se torna imperativo para seus clientes.
“A confiança dos consumidores é vital para o sucesso do e-commerce, ainda mais em um setor como a saúde, e investimentos em segurança são essenciais para manter essa confiança”, finaliza.