Como a farmácia pode evitar fraudes em pagamentos digitais

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fraudes em pagamentos digitais

A adesão dos consumidores ao e-commerce aumenta na mesma velocidade que os riscos de fraudes em pagamentos digitais E a pesquisa Barômetro da Segurança digital, conduzida pelo Instituto Datafolha a pedido da Mastercard, acende o sinal de alerta no varejo farmacêutico.

O levantamento revela que 64% das empresas brasileiras são alvos de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência. O perigo torna-se ainda mais próximo das farmácias, onde 88% dos frequentadores afirmam optar por recursos como o WhatsApp para assegurar suas compras, de acordo com o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec) e a Unicamp.

Mais do que o dano financeiro, o prejuízo do consumidor pode trazer sérias implicações para a imagem e fidelização da farmácia. “Se aquele cliente que está habituado a comprar na loja sofre um golpe e é vítima de algum tipo de fraude, o primeiro gatilho que vem à sua cabeça é deixar de comprar naquele ponto de venda”, avalia Victor Souza da Silva Paula, coordenador de implantação da Procfit.

“E perder o voto de confiança do shopper pode gerar um efeito dominó a partir de comentários negativos nas redes sociais ou em plataformas como o ReclameAqui”, acrescenta.

As maiores fraudes em pagamentos digitais

As fraudes em pagamentos digitais, quando a transação é efetivada no ato da entrega, ocorrem especialmente por conta de golpes da maquinha falsa ou quebrada. São as mais frequentes e, em ambos os casos, os fraudadores se aproveitam para clonar informações de cartões de crédito e débito ou para subtrair valores acima do que foi comprado.

Maquininha falsa – Para cometer as fraudes digitais, os golpistas usam uma maquininha falsa que se assemelha aos dispositivos originais para enganar a vítima. Quando se insere o cartão no aparelho, as informações de identificação e os dados da tarjeta são copiados. O risco é a utilização indevida dos dados do cartão para realizar compras fraudulentas ou para clonar o cartão e realizar saques em dinheiro

Maquininha quebrada – Trata-se de uma fraude em que o criminoso finge que a maquininha de cartão está com defeito ou quebrada, impedindo que a transação seja concluída, ou argumenta que o visor está defeituoso para subtrair um valor maior que o devido. No caso de a máquina não funcionar, o criminoso sugere à vítima que digite o número do cartão e o código de segurança manualmente em um celular ou em outra maquininha, para posteriormente clonar os dados

Demora na conciliação

Em todos os casos, o gestor da farmácia leva de três a quatro dias para perceber a ocorrência da fraude, que é quando o departamento financeiro faz a conciliação dos cartões. E para Victor Paula, uma das soluções que ajudam a evitar o problema é a adoção de ferramentas que automatizem o recebimento das entregas e simplifiquem a gestão dos recebimentos via delivery.

Um exemplo é o E-delivery Pay, que conta com um painel de gestão completo integrado à maquininha SmartPOS e à farmácia. A solução proporciona o controle e segurança das transações efetuadas com cartões de crédito e débito no ato da entrega das compras não presenciais.

“A ferramenta é integrada à plataforma Cosmos Pro, que reúne todos os dados do cliente, tais como nome, endereço, telefone, CPF, número do pedido, forma de pagamento e o valor da compra. Ela não permite uma cobrança divergente daquela que está determinada no sistema”, ressalta.

A plataforma também traz todas as informações da transação, como o código de autorização, a quantidade de parcelas, a bandeira utilizada, o que permite ao setor financeiro da farmácia acompanhar em tempo real tudo o que passa pela maquineta sem ter que esperar a conciliação manual. “O gestor consegue ter mais agilidade no processo operacional e financeiro, além de agregar segurança ao serviço”, acrescenta.

Redes como Promofarma, Drogaleste, Farmácia RBM, Drogaria Atual e Marcfarma já aderiram à ferramenta. Entre as principais vantagens está a eliminação do preenchimento manual das informações na conciliação, o que permite alocar esse colaborador em tarefas mais voltadas para a atividade-fim.

Nordeste é líder em tentativas de fraude

De acordo com o Mapa da Fraude, da ClearSale, a Região Nordeste registrou 1,6% em tentativas de fraude – maior percentual do Brasil – entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Os 10 estados com mais tentativas de fraude
(em mil ocorrências)

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Fonte: ClearSale

Os 10 estados com maior valor envolvido em tentativas de fraude
(em milhões de R$)

Fonte: ClearSale
Fonte: ClearSale

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