Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Economia em 2019: Medidas impopulares serão seguidas de crescimento,

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O economista-chefe do banco Bradesco, Fernando Honorato, está otimista com a economia brasileira, mas ainda tem alguma cautela. No cenário dele, há uma boa chance de a reforma da Previdência – considerada crucial para o ajuste fiscal – ser aprovada e o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) ser melhor em 2019, acelerando para 2,8%.

“Sem exagerar, a gente poderia estar mais otimista no crescimento do PIB se nós tivéssemos segurança de que as reformas vão passar. Enquanto elas não passam, tenho me definido como um otimismo cauteloso”, afirmou Honorato em entrevista concedida ao G1 para a série “O que esperar da economia em 2019”.

Com uma agenda bastante pesada na economia ao longo dos próximos anos, Honorato avalia que o governo de Jair Bolsonaro precisará de uma boa comunicação para conseguir aprovar medidas consideradas poucos populares, sobretudo na aréa fiscal, mas que, de acordo com ele, serão vitais para a retomada do país.

Fernando Honorato, economista-chefe do Bradesco, em entrevista ao G1. — Foto: Marcelo Brandt/G1

O caso do Macron, na França. Era um político considerado novo.

O Macri na Argentina também. Ele tinha uma equipe econômica que era considerada o dream team, absolutamente alinhada com os princípios liberais e econômicos. Mas ali é uma combinação de hesitação em implementação da agenda e dificuldade nos Congresso. E olha onde eles estão. Só que na comparação com França e Argentina, a posição cíclica do Brasil é muito favorável para a retomada. Esse não era o caso da Argentina, e a França é um país desenvolvido e tem uma história diferente. Eu diria o seguinte: as medidas impopulares muito provavelmente vão ser seguidas de um vento a favor, que é vento do crescimento e geração de emprego. Isso em geral tende a mitigar a percepção das pessoas. Mas é um ponto fundamental, claro: como vai ser a interação dessas forças. O que vem primeiro: vem primeiro o crescimento, as medidas?

Uma coisa me parece interessante que os índices de confiança estão muito positivos, muito favoráveis. Eu acho que isso diz um pouco é isso: a pessoa não saiba exatamente que vai se aposentar mais tarde, mas sabe que o caminho é par ter mais crescimento, uma economia melhor. Isso está traduzido nos índices de confiança.

 

Fonte: O Globo


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/08/22/conheca-os-medicamentos-de-prescricao-que-serao-lideres-em-vendas-em-2026/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress