O maior canal de informação do setor

Egresso do PPG em Inovação Farmacêutica conquista primeiro lugar e ganha Prêmio Pio Corrêa

179

No último dia 2 de dezembro, a tese do aluno Bruno Bezerra Jensen, egresso do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF), intitulado ‘Avaliação da fração Diclorometano de Libidibiaferrea (Fabales: Fabaceae) em estudos pré-clínicos da Leishmaniose cutânea’ foi agraciado, na Categoria Revelação, com o primeiro lugar do Prêmio Pio Corrêa de Inovação em Ciências Farmacêuticas da Biodiversidade Brasileira, realizado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB).

O PPGIF é um programa de pós-graduação em rede composto pelas Universidades Federais do Amazonas (Ufam), de Goiás (UFG), do Pará (UFPA) e do Amapá (Unifap).

Durante o doutoramento, realizado entre 2017 e 2020, o aluno foi orientado pela professora Antonia Maria Ramos Franco do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), no qual foi realizada e preparação e o fracionamento do extrato metanólicodo fruto (epicarpo) de L. ferrea, popularmente conhecido como Jucá.

O egresso teve coorientação da professora Kátia Solange Cardoso Rodrigues dos Santos Geraldi da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/Ufam), que desenvolveu a formulação microemulsionada da fração diclorometano do extrato metanólico para aplicação tópica no tratamento da leishmaniose cutânea.

De acordo com Geraldi, ‘estudos pré-clínicos desta nova formulação no tratamento tópico de lesões cutâneas provocadas pela Leishmania amazonensis também foram conduzidos no Inpa, e revelaram que a microemulsão contendo a fração diclorometano do extrato metanólicode Jucá foi tão efetiva quanto o tratamento corrente, feito com a administração parenteral de antimoniato de meglumina’.

‘Apesar do tratamento tópico ser mais vantajoso porque apresenta menos efeitos colaterais sistêmicos, ainda não há apresentação tópica comercialmente disponível para o tratamento tópico da leishmaniose cutânea, daí o caráter inédito e inovador da pesquisa’, expôs a docente.

O recém-doutor e suas orientadoras receberão medalhas e certificados de honra ao mérito pela conquista.

Prêmio

O Prêmio ‘Pio Corrêa de Inovação em Ciências Farmacêuticas da Biodiversidade Brasileira’ foi instituído pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia – ACFB/ANF com a finalidade de reconhecer publicamente e estimular profissionais que atuam no Brasil nas diversas áreas das Ciências Farmacêuticas relacionadas à biodiversidade brasileira. Mais do que o mérito científico, o Prêmio busca destacar trabalhos com impacto na sociedade.

Sobre o premiado

Bruno Bezerra Jensen é doutor em Inovação Farmacêutica (área de concentração em Fármacos e Medicamentos) e Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam. Especialista em Farmacologia Clínica pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau/Recife e Análises Clínicas pela Universidade Paulista – Unip. Bacharel em Farmácia pela Faculdade Estácio do Amazonas. Realiza o estágio de Pós-Doutoral no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-Inpa/Cosas, Laboratório de Leishmaniose e Doenças de Chagas, na área de Ensaios Farmacológicos Pré-clínicos. É Pesquisador colaborador nos Laboratórios de Química de Produtos Naturais (INPA), de Controle de Qualidade de Medicamentos e Química Farmacêutica (Faculdade de Ciências Farmacêuticas-UFAM) e de Histologia Funcional (Instituto de Ciências Biológicas-UFAM).

Possui experiência no desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos e Formulações Farmacêuticas (Emulsões e Microemulsões) para o tratamento alternativo/complementar de Doenças negligenciadas: com ênfase na Leishmaniose Tegumentar, avaliados por meio de ensaios pré-clínicos: in vitro e in vivo. Também apresenta experiência na área de Ensino Superior, iniciando a carreira Docente em Fev/2018, ministrando disciplinas do ciclo básico ao específico: Citologia, Histologia, Bioquímica, Biotecnologia Farmacêutica, Farmacologia, Análises Toxicológicas, Tecnologia de Medicamentos e Cosméticos.

Já atuou como Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Farmácia e Fisioterapia, Comissão de autorização e reconhecimento de curso junto ao MEC, Professor de Estágio (área de Saúde Pública, Alimentos e Análises Clínicas) e Coordenador do Curso de Graduação em Farmácia. Contato: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Informe Amazonas

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/sindusfarma-inovacao-farmaceutica/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação