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Entenda como calcular orçamento de marketing digital

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ORÇAMENTO DE MARKETING DIGITALMarketing digital, gestão empresarial
Foto: Freepik

Estabelecer o melhor orçamento de marketing digital é uma grande dor para gestores de farmácias dos mais variados portes. Isso porque essa atividade não costuma ser uma especialidade dos empreendedores menos experientes.

“Ao impulsionar a divulgação da farmácia por meio do marketing digital, a corporação conquista leads que, fisicamente, talvez não estejam tão próximos assim de sua loja”, reforça Thiago Viana, fundador da Agência Dom.

 

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Quando você instala um outdoor, por exemplo, é possível controlar quem verá aquele anúncio? A empresa consegue estudar quem passa naquela rua, mas ninguém é capaz de fazer uma filtragem assertiva do público impactado por aquela campanha. Com o marketing digital, acontece exatamente o oposto. “As publicidades são concebidas para atingir especificamente um tipo de internauta, refinando a prospecção”, avalia.

O que levar em conta no orçamento de marketing digital

Na hora de determinar o orçamento de marketing digital mais recomendável para a empresa, o gestor deve levar em conta seu faturamento bruto anual. Além disso, é preciso colocar na balança quais os objetivos e o reconhecimento de sua farmácia na sua comunidade. O posicionamento de outras varejistas do entorno no ambiente digital também influencia nessa precificação.

De forma geral, o percentual a ser investido vai de 5 a 20% do faturamento bruto anual, sendo que negócios maduros costumam demandar de 5 a 12% e empreendimentos mais novos de 8 a 20%.

Custo x margem

Outro indicador que pode ser utilizado para determinar o investimento em marketing digital é a relação do custo dos produtos contra a margem faturada com esses itens. Negócios cujas margens são mais baixas, como é o caso das farmácias, devem investir de 0,8% a 1,5% da sua projeção de vendas em marketing. Mas, caso sua margem seja mais alta, esse aporte pode superar os 30%.

Não importa quanto de sua projeção de vendas ou faturamento bruto anual você investirá em comunicação, o importante é acompanhar o desempenho das campanhas. “Plataformas como o Google Analytics ou Ads e Meta Ads possibilitam que você tenha uma visão completa de sua estratégia e do retorno sobre o investimento.

“Tenha em mente também que toda estratégia em marketing é um processo contínuo e, a depender dos objetivos de sua empresa, os resultados virão no médio ou longo prazo”, finaliza Viana.

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