A elaboração de um planograma para farmácias ilustra de forma gráfica como os produtos serão expostos no ponto de venda. Trata-se de uma ferramenta de gestão de categorias, que exemplifica de forma detalhada o espaço que será ocupado por cada produto na prateleira.
Um bom planograma melhora a visualização dos produtos e a experiência de compra dos clientes e influencia diretamente no aumento das vendas. Além disso, é fundamental para saber qual a quantidade correta de cada item, marca e forma de apresentação que deve estar nas prateleiras.
Alerta: Antes da montagem do programa é preciso ter conhecimento de toda a legislação para saber quais produtos são proibidos fora do balcão. Os tarjados não podem ser expostos dessa maneira e respeitar as regras evita problemas com a fiscalização.
Tipos de planograma para farmácias
O planograma para farmácias pode ser baseado em três tipos de organização de produtos, segundo dicas de especialistas da dicas de especialistas da Farmarcas e da Inova Farma.
Vertical: é a opção mais utilizada por ser visualmente mais agradável. Esse tipo de planograma permite reunir a maior quantidade de embalagens possível na frente da gôndola, facilitando a conferência dos clientes que circulam pelo PDV
Horizontal: essa organização não é muito indicada, pois dificulta a visualização por parte do consumidor. As longas linhas formadas pela exposição dos itens em uma mesma prateleira causam a impressão de que só existe um tipo de produto sendo vendido
Em blocos: nessa configuração, os produtos são expostos em blocos verticalizados. Geralmente é usado em lojas com pouco espaço para exposição. A visualização não é muito satisfatória pois os pequenos blocos formados restringem ao mínimo a visibilidade para o cliente. Softwares especializados disponíveis no mercado permitem criar um planograma para a farmácia. O gestor também pode fazer uma análise da farmácia e montar manualmente um plano personalizado.
Um aspecto fundamental é definir um planograma pensado sob a ótica do comprador que é quem vai à farmácia, olha os produtos, é atendido no balcão e escolhe o que levar. Ele não é necessariamente quem vai consumir o produto, mas a organização do estabelecimento pode influenciar em sua decisão de compra
Confira os pontos que devem ser considerados para fazer o planograma da farmácia:
Produtos de margem: os produtos que apresentam maior rentabilidade financeira para a farmácia devem ganhar destaque, normalmente são expostos no ponto mais quente do planograma. Esse local fica geralmente no centro do expositor, bem na altura os olhos, a cerca de 1,6 metro do chão, podendo variar conforme o mobiliário
Produtos de giro: os itens com menor margem de lucro geralmente têm maior volume de saída. Por isso, é preciso dar maior visibilidade a esses itens. É importante que o gestor saiba que quanto maior o volume vendas, mais frentes deverão estar nas gôndolas
Produtos sazonais: os itens sazonais cujas vendas se elevam em determinadas épocas como verão, durante o período de festas de final de ano, férias e datas comemorativas devem ter um destaque privilegiado, com mais frentes, além de pontos extras nas lojas
Novos produtos: itens recém-lançados no mercado precisam de uma exposição diferenciada no planograma, geralmente durante os primeiros 30 dias e a 45 dias após o lançamento. Dessa maneira, é preciso reservar um lugar de destaque para eles para que o cliente possa notá-los imediatamente
Jornada de compras: o fluxo de clientes dentro da farmácia, ou seja, como eles se deslocam pelos corredores durante a jornada de compras também deve ser observado na montagem do planograma. Portanto, pensar no mobiliário e na maneira como os produtos serão expostos é muito importante para o sucesso do negócio
Informações de mercado: produto anunciado na mídia ou em séries de streaming tende a ter a procura acentuada. Farmácias e drogarias devem aproveitar o momento, ter o item no estoque e expô-lo de maneira correta
Árvore de decisão de compra: esse é o termo usado para a ordem de relevância que o consumidor costuma atribuir aos produtos na hora de fazer a escolha no ponto de venda. Os critérios são preço, marca, versão e embalagem
Equipe treinada
O planograma de farmácia deve ser construído apoiando-se nas árvores de decisão já conhecidas da indústria, que se guia por pesquisas embasadas nos hábitos de consumo do cliente para cada categoria de produto.
Um planograma traz bons resultados se for seguido cuidadosamente. Para isso é fundamental o comprometimento do time de colaboradores, que devem ser periodicamente treinados. Todos precisam estar alinhados em torno dos padrões estabelecidos no planograma e saber organizar os produtos de acordo com cada critério do projeto.
A cada mudança é preciso dar novas orientações à equipe. Erros na exposição dos itens podem gerar prejuízos tanto nas vendas como na fidelização do cliente, que não vai encontrar os produtos no local em que está acostumado. Ter gôndolas organizadas e uma equipe bem treinada ajuda a alcançar as metas do empreendimento.