O uso de um ERP com integração contábil gerou resultados financeiros expressivos para a ClasseFarma. A rede de farmácias, cuja atuação está concentrada na Região Metropolitana de São Paulo e na capital paulista, registrou uma redução nos custos de até 40% com a aplicação da ferramenta.
A varejista, que conta com 17 lojas, utiliza a solução há dez anos. “Quando decidimos migrar para um ERP mais completo, contar com uma integração para a área contábil sempre foi uma prioridade”, relata o CEO Felipe Boucinha.
A redução de custos, um dos principais pontos positivos do uso da ferramenta, é causada por um fluxo mais simples e descomplicado para as informações. “Grande parte das operações contábeis terceirizadas foi absorvida para dentro da loja, o que simplificou nossas rotinas”, revela.
ERP com integração contábil não é exclusividade das grandes redes
Boucinha reforça que, apesar do que se pensa inicialmente, o uso de ERPs com funcionalidades mais completas é, sim, aderente ao universo dos pequenos e médios negócios. “Na verdade, um software como esse proporciona às redes de menor porte soluções diferenciadas, que centralizam informações e permitem à varejista concentrar mais esforços no atendimento personalizado aos clientes”, acredita.
“Um ERP completo consegue colocar, em um único programa, todos os módulos necessários para a operação de uma farmácia, todo o back-office da organização. A solução otimiza processos desde a frente de loja até a parte tributária”, endossa Andrei Muzel, direto de implantação e gestão de clientes na Procfit.
Melhores processos, mais produtividade
Na opinião de Muzel, um dos principais impactos de se contar com processos mais simples é o ganho de produtividade. “Quando você trabalha com um software de gestão, você tem que importar tudo para seu sistema de contabilidade, o que demanda mais tempo e, às vezes, até mesmo retrabalho”, analisa.
Outra tarefa que se torna mais dinâmica, segundo o especialista, é o acesso à informação. “Com a tecnologia, a visualização dos dados contábeis é muito mais descomplicada. Basta acessar a plataforma”, afirma. “A ferramenta traz ao gestor mais subsídios para tomar decisões orientadas por dados. Sem o software para fazer essa ponte, por vezes, o empreendedor descobria quanto tinha que pagar de imposto um dia antes do pagamento”, completa.