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Especialidades representam 50% dos gastos com medicamentos

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gastos com medicamentos

A área de especialidades responde atualmente por mais de 50% dos gastos com medicamentos, sem considerar desconto. É o que revela uma pesquisa da IQVIA, apresentada na Reunião Anual e Expo 2022 da Associação Nacional de Farmácias Especializadas (NASP) dos Estados Unidos. As informações são do Pharmacy Practice News.

“Quando analisamos os gastos após os descontos, os medicamentos especiais agora representam 55% desse gasto líquido, acima dos 28% em 2011. Todas as categorias de especialidades aumentaram, mas vimos um crescimento particularmente significativo em imunologia, oncologia, esclerose múltipla e HIV”, afirma Doug Long, vice-presidente de relações industriais da IQVIA.

Os gastos líquidos com medicamentos autoimunes tiveram incremento de 459% em 2021 na comparação com 2011, enquanto que em oncologia aumentaram 326% e em HIV, 219%. “Entre as categorias de medicamentos tradicionais, apenas os remédios para diabetes cresceram dramaticamente. E alguns deles são de especialidades, como o Trulicity (dulaglutida), da Eli Lilly”, disse Long.

Gastos com medicamentos especiais crescem em todos os canais

Os gastos com especialidades estão aumentando em todos os canais, incluindo varejo, pedidos por correspondência e non-retail. Em junho de 2022, o mercado de especialidades representava 83,4% de todos os gastos com farmácias por correspondência, em comparação com 77% em 2018; 70,8% dos gastos non-retail, em comparação com 59,1% em 2018; e 16% dos gastos no varejo, em comparação com 14,4% em 2018.

“Os antivirais para HIV representam a principal categoria de especialidades no varejo, enquanto a principal categoria em pedidos por correio é imunologia e em non-retail, oncologia”, ressalta Long. A imunologia lidera o crescimento de curto e longo prazo nos gastos com especialidades. Enquanto isso, os oncológicos parecem estar perdendo um pouco de força. Duas outras categorias terapêuticas onde os gastos estão crescendo mais lentamente do que historicamente incluem HIV e esclerose múltipla.

Apesar de seu ritmo lento, a oncologia se juntou à imunologia na maior contribuição para o crescimento do valor absoluto entre as principais áreas de especialidade entre 2021 e 2022, com a imunologia crescendo em US$ 16 bilhões e a oncológica em US$ 8,9 bilhões. Esclerose múltipla, hepatite viral e fatores de crescimento hematopoiético mostraram o maior declínio de valor, com reduções de US$ 0,8 bilhão, US$ 0,1 bilhão e US$ 0,6 bilhão, respectivamente.

As 10 principais áreas terapêuticas de medicamentos (especializadas e tradicionais) incluem, por ordem de participação de mercado, imunologia, antidiabéticos, oncológicos, agentes respiratórios, antitrombóticos, antivirais para HIV, saúde mental, dor, EM e vacinas.

O mercado total de especialidades teve um forte crescimento em 2022, com um aumento de 17,7% nas vendas. Os principais produtos foram o adalimumab (Humira), da AbbVie;  pembrolizumab (Keytruda), da MSD; ustekinumab (Stelara), da Janssen; etanercept (Enbrel), da Amgen; e o bictegravir, emtricitabina + tenofovir alafenamida (Biktarvy), da Gilead.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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