Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Creatina: o que é e quem pode consumir esse suplemento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

creatina A creatina é um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho na atividade física. Como essa substância faz isso? Eleva a tolerância do indivíduo, especialmente aquele que faz musculação, ao esforço e retarda a fadiga.

Mas para funcionar é preciso não só consumir o suplemento, como aliá-lo a uma boa dieta e a um programa de exercícios adequados.

Antes de começar a consumir a creatina, é importante saber que trata-se de um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, e é formado a partir de uma junção de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. A substância também está naturalmente presente em alimentos como carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados.

Já em nosso corpo, ela é armazenada em grande parte nos tecidos musculoesqueléticos e, em menor quantidade, no coração, músculos lisos, cérebro e testículos.

O que a creatina faz no corpo

Como dito anteriormente, se aliada à prática de exercícios físicos e a uma dieta balanceada, a creatina auxilia no fornecimento de mais energia para o organismo e, com isso, dá força por mais tempo. Isso significa que quem faz musculação e ingerir creatina, por exemplo, consegue aumentar o volume e a carga das atividades físicas.

Esse suplemento também garante energia por mais tempo, além de agir na recuperação muscular, ajudando a reduzir a inflamação após treinos de alta intensidade.

É importante saber ainda que a creatina não provoca ganho de peso, mas seu consumo aliado a atividades físicas estimulam o ganho de massa muscular. O mesmo vale para quem quer perder peso: a creatina não deve ser consumida para esse objetivo. Ela apenas melhora o desempenho físico.

Como tomar

Se você não faz atividade física, não adianta consumir creatina, pois ela nada mais é que uma fonte de energia para os músculos. Se esse não for o seu caso, a dose padrão do suplemento é de três gramas diárias para mulher e cinco gramas para o homem.

Caso queira tomar a creatina, procure um médico ou nutricionista para saber quanto e qual suplemento é necessário para o seu objetivo. Não exceda a suplementação de creatina para não sobrecarregar os rins ou o fígado.

Outros possíveis efeitos colaterais de fazer uso inadequado da creatina são: tonturas, cãibras, aumento da pressão arterial, retenção de líquido, inchaço abdominal e diarreia.

Você pode diluir o suplemento, que é em pó, em água ou em alguma bebida de preferência, como água, e leite, mas pode misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato, como sucos e bebidas esportivas. Estudo publicado no Journal of Exercise Physology, da Sociedade Americana de Fisiologistas do Exercício, mostra que o consumo de creatina com glicose (açúcar) aumenta seu acúmulo nos músculos, quando comparado ao uso de creatina misturado com água.

Você pode consumir o suplemento em qualquer momento do dia, e o ideal é que a suplementação seja feita por três meses seguidos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress