Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Estratégias práticas para desentupir o nariz

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

desentupir o nariz

Conviver com o nariz entupido é uma realidade comum para muitas pessoas, e com certeza um dos problemas simples mais irritantes relacionados à respiração. Desentupir o nariz pode ser uma tarefa difícil quando a sensação sempre volta, mesmo após ter tirado tudo possível que estava atrapalhando a entrada do ar. Nesses casos, a inalação de vapor de eucalipto, a massagem nas maçãs do rosto e a lavagem em geral do nariz podem ser ótimas medidas contra o problema.

As causas de um nariz entupido são variadas, podendo ser fruto tanto de condições simples, quanto de ocorrências mais delicadas. Ou seja, você pode precisar desentupir o nariz por gripes ou alergias respiratórias, ou por conta do excesso de descongestionantes nasais e mudanças na estrutura local. Então, caso o problema persista por um bom tempo, é sempre valido consultar um otorrinolaringologista para avaliar as causas e indicar o melhor tratamento.

Quais remédios tomar para desentupir o nariz?

É sempre necessário ressaltar a necessidade de tomar remédios para desentupir o nariz apenas quando houver a recomendação médica. Diferentemente de formas caseiras de tratar esse problema, os remédios contêm exclusividades e propriedades medicinais que devem passar por uma recomendação médica, então tome cuidado ao ingerir medicamentos sem indicação. O uso indevido de descongestionantes pode causar o efeito rebote, em que o remédio não faz efeito e mantem a mucosa inflamada, prejudicando mais ainda o nariz que fica mais entupido.

Para desentupir o nariz, geralmente os remédios mais indicados são: anti-histamínicos, como bronfeniramina e clorfeniramina; e descongestionantes, como pseudoefedrina, fenilefrina e oximetazolina. Esses medicamentos são utilizados por via oral ou nasal, e ambos são fundamentais no descongestionamento da via aérea.

Confira 8 maneiras de aliviar o nariz entupido

  • Lavagem nasal

A lavagem nasal não se passa apenas por jogar água da torneira no nariz e assoar. Esse procedimento pode ser realizado com uma seringa ou irrigador nasal, deixando para trás as secreções dos seios nasais e o muco presente na região, sendo bastante eficaz para desentupir o nariz.

Deve ser realizada da seguinte maneira: dissolva 1 colher de sopa de sal em 1 xícara de chá de água. Preencha a seringa ou o irrigador nasal. Coloque e injete o dispositivo em uma narina, de maneira que o líquido saia pela outra. Depois, faça na outra.

  • Inalação de vapor com eucalipto

Inalar vapor de eucalipto é essencial no ato de desentupir o nariz. Não gera irritações, e pode ser usada após os 12 anos de idade. O vapor da água junto ao eucalipto umidifica as secreções nasais, fluidificando a região, já que a planta é descongestionante e pode ser bem usada em casos constantes.

Dissolva 3 gotas de óleo essencial de eucalipto em 1 tigela com 500 mL de água fervente. Inale o vapor por 5 minutos com uma toalha sobre a cabeça para continuar com os efeitos da resolução natural por mais tempo.

  • Prefira ambientes úmidos

Mesmo que sem o acréscimo de plantas ou ervas, como o eucalipto, que ajudam no descongestionamento nasal, apenas a umidificação com a água já ajuda bastante no alívio das vias respiratórias. A hidratação da região dá mais conforto e facilita na rejeição das secreções.

Seguir essa maneira é bastante simples: coloque dispositivos com água quente pela casa, seja no quarto ou no ambiente que for mais ficar. Utilize baldes, bacias, ou até através de um umidificador elétrico.

  • Se hidratar bem

Beba bastante água. Não só em todas as necessidades do corpo o H2O é benéfico, mas também na facilitação da respiração. Ter bastante água no corpo diluir melhor as secreções presentes no nariz, então beba de 2 a 3 litros de água por dia. Chás com propriedades descongestionantes como o de eucalipto ou de hortelã são ótimas opções também.

  • Consumo de alimentos ricos em vitamina C

O fortalecimento do sistema imunológico é essencial para controlar os problemas nasais, e por isso o consumo da vitamina C é uma ótima maneira de desentupir o nariz. Os nutrientes ajudam o organismo contra gripes e resfriados, principais causadores de nariz entupido.

Os alimentos ricos em vitamina C mais recomendados para consumir e desentupir o nariz são abacaxi, acerola, caju, limão e tangerina.

  • Banhos quentes

Tomar um banho quente parte do mesmo princípio da umidificação do ambiente, já que o vapor da água ajuda a diluir o muco nasal e as secreções presentes causadores do nariz entupido. O desconforto será reduzido e, após sair do banho, deve ser acompanhado de outras maneiras para um tratamento caseiro e natural ideal.

  • Toalha quente com hortelã

O chá de hortelã tem propriedades fundamentais que ajudam a desentupir o nariz, expectorantes e que ajudam a liberar catarro e muco. Coloque sobre o rosto uma toalha quente e já úmida, misturada com o chá, de maneira que a mistura do vapor e das propriedades da hortelã ajudem no nariz entupido.

  • Massagem nas maçãs do rosto

Fazer uma massagem nas maçãs do rosto é uma ótima opção para desentupir o nariz. Ela deve ser realizada com uma mistura que alivia o incômodo através de algumas propriedades.

Misture por 5 minutos: 1 colher de sopa de óleo vegetal, como jojoba e óleo de coco; 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema.

Bebê com nariz entupido

Bastante comum nos recém nascidos por conta das pequenas proporções das vias aéreas, o nariz entupido nos bebês pode ser bastante prejudicial e uma constante irritação, já que não conseguem informar do incomodo como os adultos.

  • Soro fisiológico: utilize poucas gotas para lavar as narinas do bebê, e em apenas uma narina. Após isso, sugue com um aspirador nasal;
  • Massagem: neste caso, a massagem deve ser muito mais suave do que nos adultos. Movimente pela parte de cima do nariz para baixo;
  • Travesseiro alto: deixe que o bebê durma com um travesseiro alto por baixo do colchão, de forma que facilite a respiração;
  • Nebulização: a nebulização deve ser realizada com 5 mL de soro fisiológico, por 15 a 20 minutos, até 4 vezes ao dia.

Em caso de ambiente seco, coloque um umidificador no quarto para deixar o ar mais respirável. Também é indicado colocar uma toalha molhada estendida para umidificação. Prefira não optar por baldes para não causar acidentes. O óleo essencial de eucalipto também não é indicado, podendo provocar alergias e falta de ar em menores de 12 anos de idade.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress