O futuro das farmácias foi o tema central de um encontro promovido pela Softys e realizado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O evento, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, contou com a presença de players de todo o canal farma.
Entre os principais temas abordados estão o advento das vendas online, o uso de tecnologias no PDV e o que muda na gestão do negócio nesse novo momento. O fórum internacional teve a participação de representantes do varejo farmacêutico, como Ernando “Nando” Simões Jr., diretor executivo da Coopertotal, cooperativa de compras do Grupo Total.
“O evento é uma oportunidade crucial para que empresas brasileiras possam acompanhar as tendências internacionais e aplicá-las localmente”, comenta.
Rede associativista foi presenciar futuro das farmácias
A Coopertotal faz parte do Grupo Total, que reúne as bandeiras Drogaria Total e Drogaria Total Popular, somando mais de 700 lojas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Criada em 2011, a cooperativa quadruplicou de tamanho em quatro anos. Dos R$ 75 milhões de receita em 2018, em 2022, o montante saltou para R$ 260 milhões. Respondendo por cerca de 40% do volume de compras da rede, aproximadamente 90% das farmácias efetivam ao menos uma compra diária.