Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farma Ventures prepara radiografia de startups

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farma Ventures

A Farma Ventures, primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico e integrante do ecossistema da mineira FCJ, percorrerá o país mapeando startups com projetos que atendam o varejo farmacêutico e toda a sua cadeia de valor. A intenção é viabilizar uma radiografia inédita sobre o ambiente de inovação no setor.

“O mercado farmacêutico foi um dos mais impactados pela pandemia e teve de se reinventar rapidamente, acelerando o processo de digitalização e o posicionamento como empresas inovadoras, principalmente na saúde. Queremos mapear a influência desse cenário para a formação e o crescimento de jovens empresas de norte a sul do Brasil”, ressalta o CEO Giovanni Oliveira.

O mapeamento será realizado de forma online por meio do site da Farma Ventures. A participação é totalmente gratuita e as startups poderão preencher o formulário de cadastro com base nas regras da LGPD. Ao final de três meses, será elaborado um relatório com a compilação do mapeamento. O ecossistema se beneficia e as startups poderão ter mais visibilidade no setor em todo o Brasil. O endereço para cadastro pode ser acessado aqui.

Histórico e mecânica de atuação da Farma Ventures

Fundada em março de 2020, a Farma Ventures nasceu por iniciativa de duas grandes redes do varejo farmacêutico – a Drogal e a Indiana –, com mentoria da butique de investimentos Top Capital. Hoje, o grupo reúne nove startups no portfólio, com valuation em torno de R$ 60 milhões e que já receberam mais de R$ 5 milhões captados em rodadas de investimento.

Entre as integrantes do grupo estão a Proffer, que fornece programas de inteligência artificial para gerenciamento automatizado de preços; a SleepUp, primeiro hub de terapia digital do sono aprovado pela Anvisa; e a XLZ, fintech especializada em antecipação de recebíveis. “Dispomos ainda de soluções de logística e estoque, gestão de pessoas e conteúdo. Todas já estão inseridas em importantes redes de farmácias”, acrescenta Oliveira.

O trabalho da venture builder consiste na prospecção de startups promissoras que promovam impacto socioeconômico com seus produtos, serviços e tecnologias. Após a seleção, a Farma Ventures torna-se cofounder da empresa e assegura apoio intelectual, relacional e estratégico. Por meio da parceria, as startups ampliam seu acesso ao mercado farmacêutico e a fundos de investimento, além de obter melhorias nos processos administrativos, de marketing e de vendas.

“Muito além de sanar dores dos varejistas, nossa missão é criar conexões efetivas de todos os atores do canal farma em torno de inovações disruptivas, incentivando a modernização do setor e ainda o advento de novos empreendedores”, acredita.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!