Farmacêuticas no canal institucional avançam mais de 15%

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

FARMACÊUTICAS NO CANAL INSTITUCIONALFarmacêuticas, medicamentos, canal institucional, medicamentos de especialidades
Foto: Canva

O desempenho das farmacêuticas no canal institucional brasileiro ganha protagonismo, graças ao crescimento três pontos percentuais acima da média geral do setor. Esse segmento registrou avanço de 15,7% nos últimos 12 meses até julho de 2024. Já o faturamento total da indústria, que considera também as vendas no varejo, teve alta de 12,4% no mesmo período.

A receita obtida com as transações dos laboratórios junto a hospitais, clínicas e farmácias de especialidades, que compõem o canal institucional, somou R$ 65,9 bilhões. O número é mais que o dobro dos R$ 30,1 bilhões contabilizados no período de agosto de 2019 a julho de 2020.

“A representatividade das vendas para a receita da indústria farmacêutica saltou de 23% para 29% no intervalo de apenas cinco anos. Essa rápida evolução acompanha claramente o movimento trilhado pelo setor para formar um pipeline de medicamentos inovadores e focados em especialidades médicas não atendidas”, contextualiza Glauco Marcondes, diretor de specialty care da Close-Up International, responsável pelo levantamento.

Vendas no canal institucional mais que dobram em cinco anos
(dados em bilhões de R$ no período de 12 meses até julho de cada ano – MAT)

09238460 3456489234i985685723458742359753o458
Fonte: Close-Up International

Áreas ligadas ao envelhecimento puxam farmacêuticas no canal institucional

Para o executivo, as vendas das farmacêuticas no canal institucional têm como âncoras as áreas de oncologia, sistema nervoso central e as doenças com componente autoimune. Todas essas categorias estão ligadas ao envelhecimento populacional.

Mais de 90% dos medicamentos de especialidades lançados nos últimos cinco anos correspondem a essas categorias. Como exemplo, o país conta atualmente com 167 moléculas para o tratamento do câncer, das quais 55% são consideradas terapias avançadas e 69% ainda são exclusivas.

“Como muitos desses produtos originais atuam no combate a vários tumores, os valores naturalmente mais elevados contribuem para puxar o faturamento no canal institucional. Mas ao mesmo tempo, a tendência de aumento de versões genéricas e similares a partir da expiração de patentes deve ampliar o acesso a esse arsenal terapêutico e também estimular a demanda”, reforça.

Esse cenário torna-se evidente na análise dos fatores que condicionaram o crescimento de 15,7%. O preço assegurou 7,2% dessa evolução, percentual muito próximo ao do volume – 5%.

Elementos que contribuem para aumento de 15,7% no canal institucional
(em %)

Elementos que contribuem para aumento de 15,7% no canal institucional(em %)
Fonte: Close-Up International

Mercado aquece também as distribuidoras especializadas

As distribuidoras atuantes no canal institucional pegam carona nesse avanço. “Boa parte dos novos medicamentos pertence à cadeia fria e exige climatização e alta complexidade no transporte. Além disso, não há lógica para clínicas e hospitais armazenarem um estoque sensível à espera do futuro paciente. A entrega ocorre no mesmo dia, o que requer uma operação mais especializada”, entende Marcondes.

“A distribuição firmou-se como um parceiro estratégico da indústria em um país de grandes dimensões territoriais como o nosso, especialmente pelo domínio da operação logística e pela capilaridade”, comenta Paulo Maia, presidente executivo da ABRADIMEX.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress